19/10/2016 às 11:07, atualizado em 21/10/2016 às 19:26

Lago Sul tem a renda mensal mais alta do DF

Pesquisa mostra também uma população bem servida de serviços públicos, com muitos idosos e elevado nível de escolaridade

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O Lago Sul é a região administrativa com a renda mensal mais alta do Distrito Federal. Tanto a domiciliar, cuja média é de R$ 23.591, quanto a per capita, de R$ 8.117,53, estão acima dos valores levantados em outras regiões de Brasília até o momento.

Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) nesta quarta-feira (19), na sede do órgão.

Segundo a gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Iraci Peixoto, para ter os dados completos de todas as regiões administrativas de Brasília, falta agora fazer os levantamentos do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia) e do Plano Piloto.

Para Iraci, indicadores de renda elevada no DF, como a do Lago Sul, costumam ter relação direta com alto nível de escolaridade, população mais velha e número de moradores empregados no Plano Piloto, onde estão concentrados os maiores salários.

Alta renda tem relação com escolaridade elevada

Conforme a pesquisa, é alto o número de pessoas acima dos 60 anos no bairro (34,02% da população) e baixo o de crianças abaixo dos 14 anos (9,25%). Do total, 70,36% trabalham no Plano Piloto e 68,59% têm ensino superior completo, o que inclui pessoas com especialização, mestrado e doutorado.

Essas características, na avaliação de Iraci, têm conexão com a renda. “Uma população de classe alta tem bons níveis escolares, vive mais tempo, escolhe ter menos filhos e ocupa empregos que remuneram bem, na região com mais vagas para administração pública”, explica.

[Olho texto='”Uma população de classe alta tem bons níveis escolares, vive mais tempo, escolhe ter menos filhos e ocupa empregos que remuneram bem”‘ assinatura=”Iraci Peixoto, gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os números da Pdad indicam que a população estimada da região é de 29.346 habitantes em 9.491 domicílios. Mais da metade é composta por mulheres (51,68%). Apesar do número alto de pessoas acima dos 60 anos, a maior parte está na faixa de 25 a 59 anos (46,51%).

Os moradores do Lago Sul nascidos em Brasília são minoria (34,35%), e os imigrantes vindos da região Sudeste, maioria (50,25%).

Serviços públicos e infraestrutura com indicadores expressivos

O atendimento de serviços públicos tem indicadores elevados no Lago Sul, onde 99% dos domicílios são ligados à rede de abastecimento de água. O outro 1% usa poços artesianos.

Todas as residências do bairro recebem energia elétrica da rede geral. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atende 96% da região administrativa. A coleta seletiva corresponde a 71,6% dos domicílios, e a comum, a 24,4%.

[Olho texto=”Todas as residências do Lago Sul têm energia elétrica e 99% são ligadas à rede de abastecimento d’água. O 1% restante usa poços artesianos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No caso do esgotamento sanitário, 67,2% das casas são ligadas à rede, e 32,8% usam fossas sépticas ou rudimentares.

Os números da infraestrutura também são altos para ruas asfaltadas (99,2%), com meio-fio (98,8%), com iluminação pública (99%) e com rede de água pluvial (84,2%).

Quanto a problemas identificados próximo às residências, o número é considerado baixo. A população disse encontrar erosão em 0,8% do espaço; áreas em declive em 5,6%; entulhos em 2,4%; esgoto a céu aberto em 1%; áreas alagadas em 4,2% e ruas esburacadas em 1,6%.

A apresentação na manhã de hoje também foi feita pelo presidente da Codeplan, Lucio Rennó; pelo diretor de Estudo Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani; e pelo diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Bruno de Oliveira. Os dados foram entregues ao administrador regional do Lago Sul, Alessandro Paiva.

Acesse a íntegra da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes