23/10/2016 às 17:47, atualizado em 23/10/2016 às 21:29

Pioneiros comemoram aniversário de 27 anos de Samambaia

Churrasco em homenagem aos primeiros moradores da região administrativa contou com a presença do governador

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Pioneiros de Samambaia comemoraram o aniversário de 27 anos da região administrativa neste domingo (23). Para a celebração, os primeiros moradores prepararam um churrasco para cerca de 120 pessoas. O governador de Brasíllia, Rodrigo Rollemberg, participou do evento.

Pioneiros comemoram aniversário de 27 anos de Samambaia com a presença do governador Rollemberg.

Pioneiros comemoram aniversário de 27 anos de Samambaia com a presença do governador Rollemberg. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A organizadora da festa, Geralda Rodrigues, de 47 anos, contou que o encontro com os pioneiros é uma tradição.  “O espaço é de um amigo que cede, a gente também tem um comitê com 10 pessoas para organizar o evento”. Geralda integrou a equipe de assentamento da região quando Samambaia nem era regularizada.

Rollemberg lamentou que o mês de aniversário de Samambaia tenha sido também marcado pela tragédia provocada pelo temporal que destruiu casas e escolas. Ele disse que os esforços do Executivo estão concentrados em recuperar as edificações que foram danificadas. “A parceria do governo com a sociedade é fundamental porque as lideranças da cidade conhecem mais do que ninguém os problemas e as pessoas”, afirmou.

O administrador regional de Samambaia, Paulo Silva, também reforçou a importância de evento em homenagem aos primeiros moradores. “Eles iniciaram isso aqui, buscavam água em poço e em chafariz”. De acordo com a administração, Samambaia tem cerca de 300 mil moradores. A estimativa é de um crescimento anual de 10 mil pessoas. Ainda este ano o governo de Brasília deverá conceder 2 mil escrituras para a região.

Edição: Saulo Araújo