24/10/16 15:27
Atualizado em 24/10/16 às 22:06

Candidatos da sociedade para comitê de valorização do Cerrado são conhecidos

Dezoito instituições concorrem a 14 vagas no colegiado que vai coordenar a implementação da reserva no DF. Resultado final da seleção está previsto para 21 de novembro

Secretaria de Meio Ambiente divulgou no site, nesta segunda-feira (24) a lista das instituições aptas a concorrer às 14 vagas destinadas à sociedade civil no Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado. As inscrições foram encerradas nessa quinta-feira (20), e 18 entidades se candidataram a integrar o colegiado. A relação dos selecionados deve ser publicada em 14 de novembro, cumpridos os prazos recursais.

A interposição de recursos poderá ser feita de 25 a 26 de outubro, pelo endereço eletrônico rbc.comitedistrital@gmail.com. O recurso é individual, com a indicação das razões pelas quais o interessado se considera prejudicado e exposição de motivos fundamentada. A previsão é que os selecionados sejam conhecidos até 21 de novembro.

As 14 instituições que farão parte do comitê distrital serão indicadas pela comissão de seleção prevista em edital. O grupo será composto por representantes da Comissão Brasileira para o Programa O Homem e a Biosfera; do Instituto Brasília Ambiental (Ibram); do Jardim Botânico de Brasília; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); da Secretaria do Meio Ambiente; do setor de turismo; da Rede Cerrado e da Universidade de Brasília (UnB).

Instituído por decreto do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o colegiado coordenará e apoiará a implementação da reserva no território. Será formado por 28 membros — os outros 14 são representantes do poder público. O mandato é de dois anos, permitida a recondução ao cargo.

O Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado deverá apontar áreas e propor estratégias para a efetivação das reservas da biosfera, prevista para todas as unidades federativas, de acordo com o Código Florestal Brasileiro. Reservas da biosfera são áreas que incluem ecossistemas terrestres e costeiros internacionalmente reconhecidas por sua importância para a proteção da biodiversidade e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

As instituições consideradas aptas foram: Associação das Chácaras Unidas Gonçalo Alves (Uniágua); Associação Comunitária do Núcleo Rural Córrego da Onça (Aconurco); Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico; Associação Park Way Residencial; Associação dos Produtores e Moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro (Asspromset); Centro de Preservação e Conservação Ambiental (CPCAM); Conselho Comunitário da Asa Sul (CCAS); Fórum das ONGs Ambientalistas do DF e Entorno; Fundação Cidade da Paz; Instituto Brasil Verde Sustentável (IBVS); Instituto Oca do Sol; Instituto Sálvia Terra Soluções Sócio Ambientais; Solar da Águia Turismop Rural e Eventos e WWF-Brasil.

Edição: Raquel Flores