24/10/2016 às 21:40, atualizado em 25/10/2016 às 15:03

Nações Unidas no Brasil celebram 71 anos de ação pela paz

Governador Rodrigo Rollemberg participou da comemoração na noite desta segunda-feira (24), no hotel Brasília Palace

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil comemora os 71 anos da instituição, nesta segunda-feira (24), no hotel Brasília Palace. O governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, participou da cerimônia.

O governador Rollemberg e a esposa, Márcia, cumprimentam o coordenador-residente da ONU no Brasil, Nick Fabiancic.

O governador Rollemberg e a esposa, Márcia, cumprimentam o coordenador-residente da ONU no Brasil, Nick Fabiancic. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Na ocasião, o coordenador-residente da organização no País, Nick Fabiancic, anunciou o lançamento de duas publicações: o Marco de Parcerias das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021 e a ONU no Brasil 2012-2016.

Em relação à data, o dirigente enfatizou que são 71 anos “promovendo a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento”. E exemplificou: “Seguimos fiéis aos princípios da Carta da ONU, atuando de diferentes formas na ajuda humanitária, em conflitos, na reconstrução de países”.

Parceria pelo desenvolvimento sustentável

Fabiancic destacou ainda a parceria com o governo de Brasília, que aderiu à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que contempla 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Uma campanha sobre os objetivos da agenda foi lançada, na manhã desta segunda-feira (24), na Estação Central do metrô de Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto, com a presença do governador e do coordenador-residente.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, discursou sobre os esforços do Brasil para cumprir a agenda: “Se avançarmos na direção das propostas, teremos uma qualidade de vida muito maior. Nosso ministério tem grande responsabilidade nisso”.

Como e quando surgiu a Organização das Nações Unidas

A ONU foi fundada em 24 de outubro de 1945. Os princípios e objetivos da entidade foram estabelecidos pela Carta da ONU, assinada por vários países, à época visando solucionar tratados feitos pelo fim da Segunda Guerra Mundial.

O documento definiu, por exemplo, os seis idiomas oficiais da organização — inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo — e sua formação em seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

Atualmente, a ONU conta com 193 países-membros. O Brasil está entre as 51 nações fundadoras da organização. São considerados fundadores os países que assinaram a Declaração das Nações Unidas de 1º de janeiro de 1942 ou que participaram da Conferência de São Francisco, em 1945, assinando e ratificando a Carta da ONU.

Edição: Vannildo Mendes