26/10/16 20:52
Atualizado em 6/12/16 às 13:03

Terracap vence prêmio nacional de melhores práticas de sustentabilidade

Concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, primeiro lugar foi conquistado com projeto de produção de mudas do Cerrado em parceria com a Funap

Um projeto da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) que fomenta a produção de mudas do Cerrado foi o vencedor da categoria Destaques da Rede A3P, do 6º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (26), no auditório do Superior Tribunal de Justiça, logo após o 9º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública.

Em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF), a Terracap já produziu e replantou mais de 44 mil mudas em área de preservação permanente (APP), no Complexo Penitenciário da Papuda, que abriga sete nascentes. Parte dessa quantidade também foi destinada a eventos em regiões administrativas de Brasília.

Os detentos que participam do projeto Produção de mudas nativas do bioma Cerrado utilizando mão de obra do trabalhador preso reduzem um dia de pena a cada três dias trabalhados e são remunerados com uma bolsa de ressocialização.

Na mesma categoria, em segundo lugar, ficou a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social do Rio de Janeiro (Dataprev-RJ), com o Programa Jovem Aprendiz como Instrumento de Inclusão Social. A prefeitura de Pompéu (MG) conquistou a terceira posição, com o trabalho Políticas Públicas Sustentáveis: a Inserção da Energia Fotovoltaica na Administração Pública Municipal.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal também foi premiado. A corporação ficou em primeiro lugar na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, com a iniciativa Uso do Sistema de Espuma por Ar Comprimido no Combate a Incêndios Classe A e B.

Resposta da administração pública a graves questões ambientais

A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente criado como resposta do poder público à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais. O prêmio recebido hoje pela Terracap e pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF tem o objetivo de dar visibilidade a iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na esfera governamental e estimular a replicação das ações bem-sucedidas.

Edição: Raquel Flores