27/10/2016 às 13:46, atualizado em 01/11/2016 às 10:52

Brasília + Jovem Candango abre inscrições em 7 de novembro

Com o programa, adolescentes têm a chance de se capacitar nos órgãos públicos do DF. São 1,6 mil vagas para novo ciclo de aprendizagem, que começa em dezembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

As inscrições para o programa Brasília + Jovem Candango se iniciam em 7 de novembro, e não no dia 4, conforme informado anteriormente.

A partir de segunda-feira (7), começam as inscrições de novo ciclo do programa Brasília + Jovem Candango. São 1,6 mil vagas para adolescentes de 14 a 18 anos, matriculados em escolas da rede pública de ensino, que façam parte de famílias atendidas pelo CadÚnico (cadastro único). O site para inscrições ficará disponível no dia 4.

Das vagas, 5% destinam-se a jovens inseridos ou egressos do sistema socioeducativo, 5% a moradores das áreas rurais do Distrito Federal, 5% a egressos do programa Bombeiro Mirim e 5% para jovens com deficiência – para esses, não há limite máximo de idade.

O Brasília + Jovem Candango promove a entrada de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio de órgãos públicos do DF. Instituído em abril de 2013, pelo Decreto nº 34.316 e pela Lei Distrital nº 5.216, o programa tem como objetivos principais a garantia da permanência do jovem na escola, a capacitação e a geração de renda.

Documentação para participar do Brasília + Jovem Candango

Para se candidatar, o jovem deve apresentar documentação pessoal como CPF, RG, carteira de trabalho, comprovante de endereço, declaração ou boletim escolar, cartão do Cadastro Único e cartão do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As atividades começam em 1º de dezembro e terão duração de 16 meses. Cada aprendiz receberá 2/3 do salário mínimo, além de R$ 220 de vale-alimentação, mais vale-transporte. Em média, o investimento por aprendiz é de R$ 1.047,65 por mês.

No período de contrato, além da prática, os jovens cumprem aprendizagem teórica (como auxiliar de escritório) uma vez por semana nas instituições executoras — Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e Obras Sociais Jerônimo Candinho (OSJC).