03/11/2016 às 10:42, atualizado em 03/11/2016 às 15:55

Área pública no Guará é desocupada

Barracos de madeirite e telha estão distribuídos por quatro pontos na região administrativa. As estruturas foram montadas por catadores de material reciclável

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Uma operação de vários órgãos do governo de Brasília começou a retirar edificações irregulares de área pública no Guará. Os barracos de madeirite e telha estão nas Quadras QE 1 (Lucio Costa), QE 34 e QE 38 e na Entrequadra 26/28.

A maior parte delas estava na QE 38, onde cerca de 30 mil metros quadrados foram desocupados.

A maior parte das edificações irregulares estava na QE 38, onde cerca de 30 mil metros quadrados foram desocupados. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

De acordo com o administrador regional André Brandão, a ação foi motivada por denúncia da população via ouvidoria (telefone 162) e diretamente na administração. “As ocupações estão bem no início e é fundamental essa operação agora para que não haja expansão”, destacou.

A maior parte delas estava na QE 38, onde cerca de 30 mil metros quadrados foram desocupados. A maioria das edificações foi construída por catadores de material reciclável, que usavam a área também para armazenar resíduos e entulho. “Há muito lixo espalhado, o que pode facilitar a proliferação de insetos e de animais causadores de doenças, como ratos e mosquitos Aedes aegypti”, alertou o administrador em relação à preocupação de eliminar possíveis focos de dengue, de zika vírus e de febre chikungunya.

Nesse mesmo local, foram desconstituídas estruturas que serviam como currais, onde vários cavalos ficavam guardados sem condições de higiene. A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural estava no local, mas não precisou agir em relação aos animais, uma vez que os próprios responsáveis trataram de encaminhá-los a outros lugares.

De acordo com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), as retiradas seguirão, pelo menos, até amanhã, uma vez que a quantidade de entulho é grande. A Subchefia de Ordem Pública e Social, da Casa Militar, em parceria com Polícia Militar garantiu a segurança da operação. A Companhia Energética de Brasília (CEB) desfez uma ligação de energia irregular que abastecia todo o perímetro.

A ação desta manhã também contou com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Corpo de Bombeiros Militar e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Quarenta servidores participaram da atividade com o apoio de duas pás mecânicas e seis caminhões, além das viaturas das forças de segurança.

Edição: Paula Oliveira