04/11/2016 às 12:21, atualizado em 24/05/2017 às 09:02

Campus Day Brasília abre debates sobre tecnologia e inovação

Evento ocorre no sábado (5) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O Campus Day Brasília começa no sábado (5), a partir das 14 horas, com o objetivo de iniciar os debates sobre tecnologia e empreendedorismo para a Campus Party, de 26 a 30 de julho de 2017. O encontro ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Montagem dos estandes para o Campus Day Brasília que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Montagem dos estandes para o Campus Day Brasília, que ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães neste sábado (5). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Serão 21 palestras ao longo do dia, além de apresentações paralelas no hall de entrada do local, no Palco Experience. Nele, empreendedores locais contarão os desafios e as experiências de sucesso no mercado do Distrito Federal. O evento vai estimular também os participantes a pensar iniciativas e soluções para o tema Dados Abertos e Transparência, Trabalho e Educação do Futuro, que norteará os trabalhos no ano que vem. A programação externa é aberta ao público em geral.

O Campus Day Brasília é organizado pelo Instituto Campus Party em parceria com o governo do DF. A conquista da conferência para a capital coube à Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. “Acredito que o Campus Day vai aquecer o setor de tecnologia e de inovação para o ano que vem. Queremos mostrar o quão forte pode ser o resultado de um evento desse porte para a cidade”, destaca o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour. Segundo ele, um dos desdobramentos possíveis com o Campus Day Brasília e com a Campus Party é a implementação de células empreendedoras e de robótica livre em escolas e universidades públicas do Distrito Federal.

[Olho texto=” “Acredito que o Campus Day vai aquecer o setor de tecnologia e de inovação para o ano que vem. Queremos mostrar o quão forte pode ser o resultado de um evento desse porte para a cidade”” assinatura=”Thiago Jarjour, secretário adjunto do Trabalho” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento é uma forma de chamar a atenção dos investidores locais para quem trabalha com tecnologia, inovação e ciência, de acordo com o diretor-geral da Campus Party no Brasil, Tonico Novaes. “Queremos provocar o mercado a olhar com mais carinho para os empreendedores juniores daqui”, explica.

Os 2 mil ingressos colocados à disposição dos interessados em assistir às palestras no auditório do Centro de Convenções são gratuitos e estão esgotados. Eles devem ser retirados, das 12 às 14 horas, no local do evento, com a apresentação de documento de identidade, como o RG. As credenciais que não forem buscadas serão destinadas a quem se inscreveu na fila de espera do Campus Day Brasília, na internet. A expectativa é que 4 mil pessoas compareçam à feira.

Atrações do Campus Day Brasília

Entre os convidados de sábado estão Joseph Olin, criador da franquia Tomb Raider e ex-presidente da Academia de Artes e Ciências Interativas, organização que promove o desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos. Quem também colabora com as discussões é o cofundador da Campus Party e presidente da Futura Networks, Paco Ragageles. A ele caberá a abertura do Campus Day.

Além disso, Dado Schneider, mestre e doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, falará sobre trabalho e carreira na era digital. Já segurança da informação será o assunto abordado por Edson Borelli, CEO e fundador da Blackdoor Security e coordenador de Segurança da Informação e Infraestrutura da Campus Party.

As origens da Campus Party

A Campus Party começou em 1997 na Espanha. Desde então, ela percorreu países como Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México, Equador e El Salvador. Desde 2008, o evento ocorre em São Paulo (SP) e, desde 2012, no Recife (PE). Em 9 de novembro deste ano, Belo Horizonte (MG) recebe a primeira edição e, em 2017, é a vez de Brasília sediar o evento.

Campus Day Brasília

5 de novembro (sábado)

A partir das 14 horas

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Edição: Paula Oliveira