09/11/2016 às 12:34, atualizado em 06/12/2016 às 20:03

Nomeação de 166 profissionais da Saúde melhorará atendimento à população

Na convocação assinada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta quarta-feira (9), há 45 técnicos administrativos. O objetivo é dar mais agilidade a processos de compra e de manutenção de equipamentos

Por Jade Abreu e Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Secretaria de Saúde vai nomear 166 aprovados no concurso público de 2014. Os convocados deverão substituir servidores exonerados neste ano, não acarretando aumento na despesa da folha de pagamento. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou a nomeação em cerimônia com os futuros servidores na manhã desta quarta-feira (9), no Palácio do Buriti. O nome dos selecionados será publicado no Diário Oficial do DF.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou a nomeação acompanhado do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, em cerimônia na manhã desta quarta-feira (9), no Palácio do Buriti.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou a nomeação acompanhado do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, em cerimônia na manhã desta quarta-feira (9), no Palácio do Buriti. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O chamamento é referente ao Edital nº 1 de 2014. Desde o ano passado, a secretaria tem convocado os candidatos desse concurso. Em 2015, foram 1.109, e em 2016, contando com os de hoje, são 2.762.

Entre as nomeações autorizadas nesta quarta-feira, há 45 técnicos administrativos. O objetivo é fortalecer a gestão e, consequentemente, melhorar o atendimento à população, conforme destacou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. “Entendemos a necessidade de fortalecer a parte de gestão da secretaria para dar mais agilidade ao processo de compras e de manutenção de equipamentos. Com isso, melhora-se o processo que cria os meios necessários para que os profissionais de saúde possam desempenhar as suas atividades”, afirmou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Secretaria de Saúde passa por reestruturação de pessoal para aprimorar a gestão. A ideia é melhorar as áreas de contratação de artigos de manutenção e abastecimento da rede, de acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. “Separamos uma subsecretaria que tinha estrutura muito grande. Também criamos mecanismos para monitoramento e controle das contratações para termos mais informações e dados para fazer a gestão e, assim, economizar nos nossos contratos.”

Candidatos de fim de fila são chamados

Uma das características do chamamento desta quarta-feira é a convocação de 11 pessoas que anteriormente haviam solicitado o reposicionamento de final de fila e de 38 que não haviam comparecido em tempo hábil ou estavam impedidos de tomar posse.

De acordo com a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde, Jaqueline Ribeiro, abre-se, assim, a possibilidade de novos concursos para a pasta. “Ao chegar no fim da fila e não cumprir a quantidade de pessoas suficientes para os serviços, podemos fazer novos concursos.”

Profissionais nomeados nesta quarta-feira (9)
Área Quantidade
Farmácia 7
Técnico em Enfermagem 4
Técnico em Laboratório — Anatomia Patológica 1
Técnico Administrativo 45
Técnico de Higiene Dental 12
Enfermeiro 4
Físico — Radioterapia 2
Médico — Broncoesofagologia 1
Médico — Gastroenterologista 1
Médico — Anatomia Patológica 2
Médico — Cirurgia Geral 10
Médico — Clínica Médica 41
Médico — Cirurgia Plástica 1
Médico — Dermatologia 2
Médico — Família e Comunidade 9
Médico — Ginecologia e Obstetrícia 10
Médico — Geriatria 1
Médico — Homeopatia 2
Médico — Infectologia 2
Médico — Neurologia 3
Médico — Neurologia Pediátrica 1
Médico — Psiquiatria 3
Médico — Radioterapia 2
TOTAL 166

Edição: Paula Oliveira