16/11/2016 às 15:25

Sinal analógico de TV será desligado nesta quinta-feira (17)

DF é a primeira unidade federativa a receber a transição para o sistema digital. Cidades do Entorno também passarão pela mudança

Por Da Agência Brasília

O sinal analógico de TV será desligado em Brasília nesta quinta-feira (17). Com isso, as 13 geradoras e 12 retransmissoras da cidade encerrarão as transmissões no sistema antigo, e só quem tiver o digital terá acesso ao serviço.

No mesmo dia, municípios do Entorno (Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) também passarão a contar com o digital. Em 1º de março, Rio Verde (GO) foi a primeira cidade brasileira a ter o sinal analógico desligado.

A migração começou neste ano e é coordenada pelo Grupo de Implantação da TV Digital, que reúne governo, radiodifusores e operadoras de telefonia. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações distribuiu kits de conversores digitais e antenas para os beneficiários de programas sociais do governo federal. De acordo com o órgão, 75% das 372 mil famílias cadastradas já estão com os equipamentos. Quem ainda não recebeu deve acessar a página vocenatvdigital.com.br ou telefonar para o número 147 e agendar a retirada.

Instalação e doações de kits de conversores digitais

Em maio, alunos dos cursos técnicos de telecomunicações, de eletrotécnica, de redes de computadores e de eletricista e instalador residencial, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ajudaram moradores de Taguatinga e Ceilândia a instalar o conversor digital de TV.

Para fortalecer o acesso, foram doados, por meio de parceria do governo de Brasília com a Federação das Indústrias do DF (Fibra) e a Rede Globo, 315 kits de conversores digitais para unidades de internação e de semiliberdade da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude e 235 para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).

Edição: Marina Mercante