17/11/2016 às 20:51, atualizado em 18/11/2016 às 11:42

Música garantida na celebração de aniversário da Candangolândia

Região administrativa terá shows gratuitos de nove grupos locais nesta sexta-feira (18) e no sábado (19)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Aniversariante de 3 de novembro, a Candangolândia celebra desde o dia 4 os 60 anos de criação. Nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), shows gratuitos de nove atrações locais vão garantir a alegria de quem for ao estacionamento da administração regional. Nos dois dias, a festa começa às 20 horas.

Os grupos foram escolhidos por uma comissão formada por três servidores da Administração Regional, com participação popular. A meta foi selecionar artistas de ritmos musicais diferentes. “Nós levamos em consideração que o público da cidade é miscigenado. Procuramos agradar todos os gostos”, explica o assessor Élivy Afonso Azevedo, um dos membros.

Entre os quesitos, Azevedo conta que também foram avaliados o repertório e o tempo de carreira do candidato. “É um show sem censura, então precisávamos ter certeza de que as músicas estariam de acordo com o evento”, detalha, ao destacar que o julgamento foi feito com base em CDs, clipes na internet e outros materiais informativos sobre as atrações. “Demos muito valor aos que abordam temas sociais, por exemplo.”

[Olho texto='”Demos muito valor (na escolha dos grupos) aos que abordam temas sociais, por exemplo”‘ assinatura=”Élivy Afonso Azevedo, membro da comissão que selecionou os grupos musicais” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O chamamento para quem estivesse interessado em se apresentar durante a celebração foi feito pelo site da Administração Regional da Candangolândia. Os artistas se inscreveram na sede do órgão e foram escolhidos nesta semana.

Cada grupo terá cerca de uma hora para se apresentar. Os shows não terão custo para o governo. Todos os participantes aceitaram se apresentar de forma gratuita.

Programação para todos os gostos

O lugar, que acolheu os pioneiros que vieram ajudar a construir Brasília, terá, até o fim do mês, uma programação variada. O público já pôde acompanhar atrações como o desfile cívico-militar e o corte do bolo, no dia 4, e o Campeonato Brasiliense de Muay Thai (arte marcial tailandesa), que durou três dias (de 4 a 6 deste mês).

Algumas datas precisaram ser mudadas, como no caso dos shows, que antes estavam previstos para os dias 11 e 12. Eventos esportivos movimentarão a cidade durante todo o mês. O maior deles, a Copa Candangolândia, vai até o fim de novembro, com competições de futsal, vôlei e judô.

Candangolândia, a 19ª região administrativa

Fixada em 3 de novembro de 1956, durante a construção de Brasília, a Candangolândia celebra essa data como a da sua fundação. Mas o núcleo urbano só se tornou oficialmente uma cidade em 1989. Em 27 de janeiro de 1994, por meio da Lei n°658, foi designada como a 19ª região administrativa do DF.

O nome deriva do fato de os primeiros moradores, os operários da construção da nova capital do Brasil, serem chamados de candangos.

Apresentações previstas para os dois dias

Na sexta-feira (18)

– Idelbrando e Barcelos (moda de viola)

– Banda Hoasis (rock pop)

– Banda União do Ghetto (reggae)

– Banda Etno (rock)

No sábado (19)

– Banda Rocan (rock)

– Banda Forrozão Kaprichus (forró)

– Banda Sumidade (pagode)

– Héverson e Lira (sertanejo)

– Banda Cálida Essência (rock pop)

 

Edição: Vannildo Mendes