17/11/2016 às 12:13, atualizado em 15/03/2017 às 15:32

Trecho de acesso do Sol Nascente à Avenida Hélio Prates começa a ser construído

O projeto faz parte das obras do corredor Eixo Oeste, que inclui pavimentação, drenagem, sinalização e alargamento de pistas em Ceilândia

Por Jade Abreu e Gabriela Moll, da Agência Brasília

Nesta quinta-feira (17), foi dado início às obras do trecho de acesso entre a via principal do Sol Nascente e a Avenida Hélio Prates, em Ceilândia. O trecho de 920 metros, com rotatória, faz parte das obras do corredor Eixo Oeste, que incluem pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, sinalização das vias, alargamento de pistas e construção de faixas exclusivas.

“Esta via é muito importante para a comunidade de Ceilândia e do Sol Nascente. É a garantia de qualidade de vida para as novas gerações”, disse o governador Rollemberg

“Esta via é muito importante para a comunidade de Ceilândia e do Sol Nascente. É a garantia de qualidade de vida para as novas gerações”, disse o governador Rollemberg. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Para a microempreendedora Marli Ferreira, de 51 anos, o caminho de casa, no Sol Nascente, para a igreja, no P Norte, vai ficar mais fácil. “O trânsito é muito pesado nessa região. Às vezes, tenho que pegar um caminho alternativo, por cima da grama”, confessa a moradora da Quadra 100 do setor habitacional. “Agora, com esse acesso, vai dar para ir direto, sem preocupação”, acredita.

[Olho texto=”“Vamos avançar no investimento em infraestrutura e não admitiremos a ocupação desordenada do solo, que atrapalha o processo de regularização aqui em Sol Nascente e no Pôr do Sol”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos na manhã de hoje. “Esta via é muito importante para a comunidade de Ceilândia e do Sol Nascente. É a garantia de qualidade de vida para as novas gerações”, disse.

“Vamos avançar no investimento em infraestrutura e não admitiremos a ocupação desordenada do solo, que atrapalha o processo de regularização aqui em Sol Nascente e no Pôr do Sol.” O prazo estimado para a entrega do trecho é de 180 dias.

As obras são de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e financiadas pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Mobilidade Grandes Cidades). O investimento total no trecho é de R$ 3,8 milhões.

O Eixo Oeste deverá atender diretamente a população de Águas Claras, de Ceilândia, do Guará, do Plano Piloto, de Taguatinga, de Samambaia e de Vicente Pires, além dos moradores de Brazlândia e de Águas Lindas (GO).  O projeto total é de 38,7 quilômetros de extensão que ligam Ceilândia ao Plano Piloto — passando por Taguatinga.

Campo de grama sintética na Quadra 501 de Ceilândia

O aposentado João Freitas Araújo, de 50 anos, é responsável pelo projeto social Real Show Futebol, que, desde 2007, atende crianças e jovens em um descampado na Quadra 501 de Ceilândia. “Temos mais de 20 mil moradores na região, e essa é uma das únicas fontes de lazer”, disse. Para beneficiar a população local, também foi assinada hoje a ordem de serviço para a construção de um campo de grama sintética no local.

A obra será executada pela Administração Regional de Ceilândia e custará R$ 240 mil, previstos em emenda parlamentar. “Com o campo, passaremos a trabalhar com os jovens também durante a noite”, planeja Araújo.

Trecho de acesso do Sol Nascente à Avenida Hélio Prates começa a ser construído

 

Edição: Paula Oliveira