22/11/2016 às 10:10, atualizado em 23/11/2016 às 16:37

Comunidade escolar elege diretores e vices nesta quarta-feira (23)

Pleito começa às 7h30 e será encerrado às 21h30 em todas as 667 unidades escolares da rede pública do DF. Servidores, estudantes e professores têm direito a voto

Por Amanda Martimon, Agência Brasília

Alunos, pais, professores e servidores da rede pública de ensino vão eleger diretores e vices das 667 unidades escolares do DF na quarta-feira (23). O pleito começará às 7h30 e vai até as 21h30. O horário é válido mesmo para locais que não funcionem normalmente no noturno. Essa será a terceira vez que a comunidade escolar participa de eleições diretas para os cargos.

Para votar, é preciso levar documento com foto. Além disso, a lista dos eleitores, homologada pela Comissão Eleitoral Local, estará fixada na escola. No caso de mãe, pai ou responsável, apenas um tem direito a voto. Entre os estudantes, estão habilitados aqueles que já completaram 13 anos. Também participam da votação professores e funcionários da carreira de assistência à educação que trabalhem em unidades escolares.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As atividades escolares previstas para o dia da votação serão mantidas. Os alunos podem votar tanto no turno que estudam quanto em outro horário. Se o estudante também estiver matriculado em outras unidades de ensino, como em um dos centros interescolares de línguas, ele votará na unidade de origem.

Os eleitos cumprirão mandato de três anos, a partir de 2 de janeiro de 2017. O nome dos vencedores será divulgado em 28 de novembro. O prazo para apresentação de recursos é de até três dias. O resultado final do pleito será publicado em 16 de dezembro no site da Secretaria de Educação.

As competências de diretores e vices estão previstas em regimento escolar da rede pública de ensino do DF. São deles as tarefas de promover a integração e a participação da comunidade escolar, de propor e planejar ações que incorporem demandas da comunidade nos projetos pedagógicos da escola, de estimular o aprimoramento de professores e de zelar pela conservação do ambiente escolar, entre outras funções.

Eleição direta para diretores e vices da rede pública do DF

23 de novembro (quarta-feira)

Das 7h30 às 21h30

Na unidade escolar de origem do eleitor

É obrigatório apresentar documento com foto

Podem votar alunos com mais de 13 anos, mãe, pai ou responsável, professores e funcionários da carreira de assistência à educação que trabalhem em unidades escolares

Edição: Paula Oliveira