23/11/2016 às 19:58, atualizado em 06/12/2016 às 13:17

Pais e alunos participam da escolha de diretores e vices da rede pública

Pleito foi iniciado às 7h30 desta quarta-feira (23) e se encerra às 21h30. Vencedores serão divulgados em 28 de novembro

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Em dia de eleição de diretores e vices das unidades de ensino da rede pública, Ricardo Sales, de 41 anos, percorreu quatro locais no Plano Piloto e no Cruzeiro para participar do pleito onde as duas filhas estudam. “É importante ensiná-las desde cedo a importância de votar”, destacou. Além dos colégios regulares, uma frequenta um centro interescolar de línguas, e a outra, uma escola parque.

Ricardo Sales, de 41 anos, vota no CIL da Asa Sul.

Ricardo Sales, de 41 anos, vota no CIL da Asa Sul. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Desde as 7h30 desta quarta-feira (23), pais ou responsáveis, alunos a partir dos 13 anos, professores e servidores participam da eleição direta para escolha dos cargos. A votação vai até as 21h30, mesmo onde não há aulas noturnas.

Satisfeita por participar do processo pela primeira vez, Ana Letícia Sales, de 14 anos, acompanhou o pai no Centro Interescolar de Línguas 1, na Asa Sul. Ela fez questão de registrar o voto e incentivar o engajamento do pai porque percebeu melhorias que podem ser feitas pela direção escolar. “Onde estudo [ela cursa o 9º ano no Cruzeiro], agora tem câmeras, mais segurança. Melhorou a estrutura física e de ensino, e quero que melhore mais.”

Eleições ocorrem até as 21h30, mesmo em escolas sem aulas no período noturno

Eleições ocorrem até as 21h30, mesmo em escolas sem aulas no período noturno. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No mesmo CIL, aos 73 anos, Israel Medeiros se informou sobre as chapas e votou pela tarde. “Sempre venho trazer a minha neta e vi as propostas expostas nos murais. Acho bom participar porque, assim, é uma escolha democrática”, opinou. Professora de inglês na unidade, Silvia Nóbrega endossa a importância da eleição direta: “Os candidatos conhecem as demandas da escola”.

As chapas precisaram ser formadas por pelo menos um servidor efetivo da carreira magistério público do DF com, no mínimo, três anos de experiência em regência de classe. Além disso, os candidatos devem ter vínculo com a unidade escolar e disponibilidade para cumprir 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

O aluno do Cean, Lucas Marques, de 15 anos.

O aluno do Cean, Lucas Marques, de 15 anos. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No Centro Educacional Asa Norte (Cean), os alunos formaram filas para votar. Há dois anos na unidade, Taila Martins, de 16 anos, acompanhou as propostas das chapas pelas redes sociais. “Eu vi a mudança que uma gestão pode fazer”, resumiu a estudante do 1º ano do ensino médio. Ela espera que a direção eleita adote medidas voltadas à preparação dos alunos para vestibulares, algo de destaque para ela no colégio.

Vindo do Tocantins, Lucas Marques, de 15 anos, desconhecia a possibilidade de escolher o diretor e o vice de onde estuda. “Assim, acho que tem mais comprometimento da direção com os alunos.”

Vencedores serão divulgados em 28 de novembro

Os eleitos cumprirão mandato de três anos, a partir de 2 de janeiro de 2017. O nome dos vencedores será divulgado em 28 de novembro. O prazo para apresentação de recursos é de até três dias, e o resultado final será publicado em 16 de dezembro no site da Secretaria de Educação.

Edição: Marina Mercante