24/11/16 18:33
Atualizado em 24/11/17 às 14:44

Brasília terá semana de atividades dedicadas à luta contra a aids

Em 1º de dezembro, dia internacional de combate à doença, haverá distribuição de preservativos, e testes de sangue serão usados como forma de prevenir e acelerar o diagnóstico da doença

Em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a Aids, que ocorre em 1º de dezembro (quinta-feira), Brasília receberá nove atividades com o objetivo de prevenir, acelerar o diagnóstico da doença e relembrar as metas da Declaração de Paris. Os eventos começam em 27 de novembro e vão até 3 de dezembro, em vários espaços da cidade.

Segundo Flávio Brebis, coordenador de Diversidade LGBT, da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, as principais atrações ocorrerão em 1º de dezembro (quinta-feira). Nesse dia, haverá debate com youtubers de Brasília na Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Até 2030Meta do Brasil é diagnosticar 90% das pessoas, colocar 90% delas em tratamento e tornar a carga viral insignificante em 90% dos tratados

Também na data, serão intensificados testes de sangue e distribuição de preservativos e de informativos em centros de referência de tratamento para aids e hepatites virais. O serviço estará disponível também nas Administrações Regionais de Brazlândia, de Ceilândia, de Planaltina, de Samambaia e do Varjão, e nas Estações de metrô Central e 112 Sul.

Além do dia 1º, Brebis anotou como destaque da programação a solenidade de recepção do grupo de trabalho do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), no Palácio do Buriti, em 28 de novembro.

As atividades da semana são organizadas pela Secretaria do Trabalho em parceria com as Secretarias das Cidades, de Educação e de Saúde; com as Administrações Regionais de Brazlândia, de Ceilândia, de Planaltina, de Samambaia, do Varjão e do Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal, além de entidades da sociedade civil.

Brasília faz aniversário como membro da Declaração de Paris

No Dia Internacional de Luta Contra a Aids de 2015, o governador Rodrigo Rollemberg assinou a Declaração de Paris no Palácio do Buriti e formalizou a adesão de Brasília ao acordo. O objetivo do termo elaborado em 2014 é acabar com a proliferação da epidemia no mundo até 2030.

No Brasil a meta é alcançar o índice internacional: diagnosticar 90% das pessoas, colocar 90% dessas em tratamento e tornar a carga viral insignificante em 90% dos tratados.

Programação da Semana Distrital de Luta Contra a Aids
DataHorárioAtividadeLocal
27 de novembro (domingo)Das 8 horas ao meio-diaAção social Eu AbraçoParque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, Estacionamento 12
28 de novembro (segunda-feira)Das 9 às 13 horasRecepção do grupo de trabalho da UnaidsSalão Nobre do Palácio do Buriti
Das 13 às 17 horasSeminário sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AidsAuditório do Hospital Materno-Infantil de Brasília (Setor de Grandes Áreas Sul, Avenida L2 Sul, Quadra 608, Módulo A)
29 de novembro (terça-feira)Horários de funcionamento das escolasDebate Consciente nas Escolas de Ensino MédioEscolas da rede de ensino público
Das 9 horas ao meio-diaDebate sobre Aids e Pessoas IdosasAssociação dos Idosos de Taguatinga (QNL 1, Lote A, A/E, Taguatinga Norte)
1º de dezembro (quinta-feira)Das 9 às 10 horasSolenidade de abertura das atividades do MetrôEstação de metrô Central
Das 14 às 17 horasDebate com youtubersFunarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural)
Horários de funcionamento dos órgãosIntensificação de teste sanguíneos e distribuição de preservativos e informativosCentros de referência em tratamento de Aids e Hepatites virais; Estações de metrô Central e da 112 Sul; e Administrações Regionais de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia e Varjão
3 de dezembro (sábado)Das 9 às 17 horasAção social no aniversário do CruzeiroFeira Permanente do Cruzeiro (Quadra 811)

Edição: Vannildo Mendes