28/11/2016 às 13:31, atualizado em 05/12/2016 às 15:34

Vias do Plano Piloto recebem reforço na limpeza de bocas de lobo

Operação começou na W3, nesta segunda-feira (28), e seguirá para Ceilândia e Taguatinga na segunda etapa da desobstrução

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Para amenizar os transtornos causados pela chuva em áreas sujeitas a alagamento, as principais vias da cidade recebem uma operação especial de limpeza das bocas de lobo. A ação integrada do governo de Brasília começou na manhã desta segunda-feira (28), no início da W3, e a previsão é que dure dez dias.

A ação integrada do governo de Brasília começou na manhã desta segunda-feira (28), no início da W3, e a previsão é que dure dez dias.

A operação especial de limpeza de bocas de lobo começou na manhã desta segunda-feira (28), no início da W3, e a previsão é que dure dez dias. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Na primeira etapa, oito caminhões e 60 trabalhadores percorrerão as vias W3, L2 e os Eixinhos Norte e Sul. Depois, as equipes serão deslocadas para Taguatinga e Ceilândia. Vamos atuar prioritariamente nessas regiões e atenderemos sob demanda em outras áreas”, adianta o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

Após a limpeza, máquinas farão o desentupimento necessário. Estruturas danificadas, como tampas e gradis, serão repostas. “A ideia é reforçar uma ação rotineira para minimizar os problemas das chuvas intensas e evitar transtornos para a população”, destaca Dantas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Secretaria das Cidades coordena o trabalho que consiste na retirada do lixo acumulado nas bocas de lobo e na identificação dos pontos obstruídos. A força-tarefa envolve ainda a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Administração Regional do Plano Piloto, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a equipe do programa Mãos Dadas, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Edição: Marina Mercante