05/12/2016 às 13:27, atualizado em 07/12/2016 às 10:33

Em abertura oficial, fórum do Brasília Cidadã destaca voluntariado

Iniciativas como Portal do Voluntariado e Roda de Conversa foram citadas em apresentação da colaboradora do governo Márcia Rollemberg nesta segunda (5). À tarde, haverá painéis e debates

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

A cultura do voluntariado e a aproximação da sociedade civil com o Estado deram o tom da abertura oficial do Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação, na manhã desta segunda-feira (5) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O programa Brasília Cidadã e o Portal do Voluntariado foram algumas das iniciativas destacadas pela colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, na apresentação do evento.

O programa Brasília Cidadã e o Portal do Voluntariado foram algumas das iniciativas destacadas pela colaboradora do governo de Brasília, Márcia Rollemberg, na apresentação do evento.

O programa Brasília Cidadã e o Portal do Voluntariado foram algumas das iniciativas destacadas pela colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg, na apresentação do evento. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

“O governo catalisa o que ocorre na sociedade. O voluntariado existia antes do portal, mas, por meio dele, aceleramos o que já ocorria”, exemplificou Márcia, que também citou o sucesso das Rodas de Conversa. “Ao mesmo tempo, avançamos na tentativa de estabelecer marcos legais, como o decreto que será regulatório das organizações da sociedade civil no Distrito Federal, quase concluído.”

O Programa Brasília Cidadã

[Numeralha titulo_grande=”6.567″ texto=”Quantidade de pessoas cadastradas no Portal do Voluntariado” esquerda_direita_centro=”direita”]

Lançado em 21 de junho deste ano, o Brasília Cidadã busca fomentar a integração de políticas públicas, ações voluntárias e mecanismos de participação e controle social. Parte do programa, o Portal do Voluntariado funciona como uma rede social para conectar perfis com interesses em comum. Hoje, estão cadastrados no site 6.567 voluntários e 106 projetos ou ações, que beneficiaram 666.825 pessoas e resultaram em 104.774 oportunidades de serviços voluntários.

Questionada se a participação social é uma marca de governo, Márcia observou ser um processo que vem de antes. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, quando exercia o cargo de senador, foi relator do projeto que resultou na Lei de Fomento e Colaboração, a Lei Federal nº 13.019, de 2014. A matéria fixou que estados, municípios e o DF tenham regime jurídico das parcerias.

Também no evento hoje, o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, disse que “outros países têm a cultura do voluntariado, e o Brasil ainda engatinha, por isso a importância dessas ações no DF”.

Com atividades desde sábado, o fórum do Brasília Cidadã segue até esta terça-feira (6). Na tarde de hoje, painéis e diálogos em rede dão continuidade à programação.

Edição: Marina Mercante