06/12/2016 às 16:32, atualizado em 07/12/2016 às 10:31

Carta estabelece princípios do programa Brasília Cidadã

Com o encerramento do 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação, documento formaliza a iniciativa do Executivo local

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O lançamento de uma carta de compromisso com o fortalecimento da cidadania no Distrito Federal encerrou o 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã – Protagonismo Social e Inovação, nesta terça-feira (6), após quatro dias de atividades.

O vocalista e guitarrista da Plebe Rude, Philippe Seabra, compartilhou experiências nesta terça-feira (6), no 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã.

O vocalista e guitarrista da Plebe Rude, Philippe Seabra, compartilhou experiências nesta terça-feira (6), no 1º Fórum Distrital – Brasília Cidadã. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O documento formaliza o programa Brasília Cidadã, iniciativa do Executivo local para estimular a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas. Uma agenda de trabalho será programada em um segundo momento.

De forma mais ampla, a carta estabelece que o programa “busca fortalecer as instâncias e canais de participação e controle social e a conexão entre os cidadãos, comunidades, movimentos, as organizações da sociedade civil, do governo e da iniciativa privada em redes inclusivas e colaborativas”.

[Olho texto='”É uma carta de compromisso que pactua um conjunto de valores, de oportunidades e de metas”‘ assinatura=”Márcia Rollemberg, colaboradora do governo e idealizadora do Brasília Cidadã” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ideia é fazer Brasília participar da conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pactuados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Agenda 2030.

Idealizadora do Brasília Cidadã, a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg destacou que o documento traz princípios a serem seguidos. “É uma carta de compromisso que pactua um conjunto de valores, de oportunidades e de metas. Precisamos honrar esses princípios para fazer valer o programa”, disse.

O protagonismo social na cena do rock brasiliense

Na parte da manhã, o vocalista e guitarrista da Plebe Rude, Philippe Seabra, compartilhou experiências da época em que Brasília foi considerada a capital do rock. O artista relembrou as companhias de Renato Russo, Dinho Ouro Preto e outros músicos nos idos dos anos 1970 e 1980.

“Hoje produzo muitos músicos por acreditar que podemos fazer igual aos da Legião Urbana, do Aborto Elétrico e da própria Plebe Rude. Devemos estimular o protagonismo da juventude”, disse, antes de comentar o Brasília Cidadã. “É bastante interessante que o governo tenha um programa para estimular a participação social”, completou.

O Programa Brasília Cidadã

Lançado em 21 de junho deste ano, o Brasília Cidadã busca fomentar a integração de políticas públicas, ações voluntárias e mecanismos de participação e controle social. Parte do programa, o Portal do Voluntariado funciona como uma rede social para conectar perfis com interesses em comum.

Hoje, estão cadastrados no site 6.567 voluntários e 106 projetos ou ações, que beneficiaram 666.825 pessoas e resultaram em 104.774 oportunidades de serviços voluntários.

Edição: Vannildo Mendes