07/12/2016 às 11:19, atualizado em 07/12/2016 às 12:33

Empresários interessados em PPP conhecem detalhes do Autódromo Nelson Piquet

Governo apresentou nesta quarta-feira (7) o edital de chamamento público para a manifestação de interesse privado. Pessoas físicas e jurídicas podem participar até o fim de dezembro

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

governo de Brasília apresentou o Autódromo Internacional Nelson Piquet para empresários e comunicou o interesse em estabelecer parceria para a gestão do empreendimento. A solenidade ocorreu na tribuna de honra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha na manhã desta quarta-feira (7).

Governo lança edital de chamamento público para manifestação de interesse privado para a gestão do Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Governo divulga edital de chamamento público para manifestação de interesse privado para a gestão do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília – 26.9.2016

Na ocasião foi divulgado o edital de chamamento público para manifestação de interesse privado (MIP) para parceria público-privada (PPP), com orientações para a apresentação de um novo modelo de negócios para o local. O documento foi lançado em 31 de outubro.

Até o fim do mês, pessoas físicas e jurídicas podem participar e manifestar o interesse em construir modelo técnico, econômico-financeiro e jurídico do projeto junto à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), dona do terreno.

Durante a cerimônia, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, citou a importância de estabelecer parcerias. “Este foi o ano do lançamento das parcerias, e esperamos que 2017 seja o da concretização. O País vive um momento de tamanha complexidade, que o governo, por mais eficiente que seja, não é capaz de enfrentar todos os desafios”, ressaltou.

Responsável pela apresentação, o presidente da Terracap, Júlio César Reis, afirmou que serão feitas reformas para o melhor funcionamento da estrutura. “O governo vai investir cerca de R$ 30 milhões para reformar a pista, guard rail, barreiras de pneus e defensas metálicas”, explicou.

O autódromo está a 15 quilômetros do Aeroporto Internacional de Brasília, a 11 quilômetros da rodoviária interestadual e a 5 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, além de estar ao lado do Complexo Esportivo Ayrton Senna — o maior da América Latina e também objeto de projeto de parceria — e próximo ao setor hoteleiro.

São 726.822 metros quadrados de área no Plano Piloto. A estrutura conta com kartódromo, cine drive-in, restaurante e posto de combustível. Para os espectadores, há uma arquibancada coberta e quatro descobertas, com um total de 11,5 mil lugares. Essa capacidade aumenta para 50 mil com a instalação de arquibancadas extras e para 100 mil ao aproveitar as colinas de proteção que margeiam o anel externo.

A estrutura está fechada para reparos desde 2014. Ao concessionário, caberá a reforma das edificações e construção de boxes, galpão multiuso e heliporto após as intervenções citadas por Reis. A previsão de volta ao funcionamento normal é setembro de 2017.

Para o empresário Amir Nasr, é importante que o autódromo esteja em funcionamento o quanto antes.

Para o empresário Amir Nasr, é importante que o autódromo esteja em funcionamento o quanto antes. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Para o empresário Amir Nasr, é importante que o autódromo esteja em funcionamento o quanto antes. Ele é dono da Amir Nasr Racing, uma das principais equipes de competições automobilísticas da América Latina, sediada no autódromo de Brasília. “Tenho 54 anos e 40 deles passei dentro do autódromo, correndo ou formando pilotos. A parceria com a iniciativa privada é o caminho, tenho interesse, mas é preciso fazer voltar a funcionar logo”, observou o tio e gerenciador da carreira do piloto de Fórmula 1 Felipe Nasr.

O ex-piloto e empresário Vitor Meira destacou a boa vontade do governo. “Vejo [a parceria] como a solução. Há exemplos de sucesso no mundo. A chave é dar liberdade ao empresário dentro do espaço”, afirmou. Têm a mesma opinião Marco Portinho e Eduardo Faad, organizadores do Brasília Capital Moto Week. “É um campo excelente para eventos além do esporte, como shows”, disse Portinho. “Vejo que pela primeira vez o espaço está sendo viabilizado para além do automobilismo”, emendou Faad.

O que o parceiro deve oferecer no Autódromo Internacional Nelson Piquet

O governo espera estabelecer parceria com empresa especializada na gestão de autódromos e na promoção de eventos esportivos, culturais e artísticos, para fomentar o turismo na cidade e receber atividades relacionadas à política de esporte e cultura do DF. O parceiro deve ainda ofertar serviços de gastronomia, comércio e entretenimento, além de fazer o autódromo servir de suporte para programas sociais.

A Terracap vai estimar receitas, despesas e resultados do negócio orientada pela análise dos estudos apresentados pelas empresas interessadas. Os levantamentos devem servir de base para elaboração de edital de licitação. Caso nenhum estudo cumpra com as exigências da MIP, a Terracap poderá lançar procedimento de manifestação de interesse (PMI) ou estudos internos.

Edição: Paula Oliveira