08/12/2016 às 08:44, atualizado em 08/12/2016 às 09:46

Cultura, esportes e homenagem a pioneiros marcam os 60 anos do Núcleo Bandeirante

Antiga Cidade Livre terá sete dias de comemorações do aniversário. Atividades começam na sexta (9) e terminam no dia 18 com corrida de rua e corte do bolo

Por César Filho, da Agência Brasília

Para celebrar os 60 anos de fundação, o Núcleo Bandeirante, originado por pioneiros da construção de Brasília, sediará uma série de eventos em dezembro. O aniversário é na segunda-feira (19), mas as atividades se estenderão da sexta-feira (9) a domingo (18), quando haverá jogo de futebol entre casados e solteiros, corrida de rua e o tradicional corte do bolo.

Aniversário de 60 anos do Núcleo BandeiranteAs festividades serão abertas na sexta-feira com feira de artesanato, mostra da cultura japonesa, food trucks, comidas típicas, aulão de zumba e homenagem a mestres de artes marciais. Tudo na praça Padre Roque, das 16 às 22 horas.

Ponto de referência da região, o mesmo espaço receberá no sábado (10) uma reedição dos eventos do dia anterior e, no domingo (11), shows populares, das 17 às 2 horas.

Também no domingo, será disputado um campeonato de futsal feminino no ginásio de esportes da região, das 8 às 18 horas. Simultaneamente, apresentações de forró animarão a feira permanente da cidade, do meio-dia às 17 horas.

Os eventos voltarão na quarta-feira (14), com homenagem aos pioneiros no salão comunitário, a partir das 20 horas. Na quinta-feira (15), às 19h30, um culto em ação de graças será celebrado na Primeira Igreja Batista.

Campeonato de skate e exibição de documentários serão as atividades da sexta-feira (16), das 16 às 22 horas, na pista esportiva que fica próximo à biblioteca.

No último dia de atrações, domingo (18), a programação começa com um jogo de futebol festivo entre casados e solteiros no estádio Vasco Viana, no bairro da Metropolitana, das 8 às 16 horas.

Para a praça Padre Roque, das 9 horas ao meio-dia, está programado o ponto alto das comemorações, com a corrida de rua e o corte do bolo de aniversário. O último ato será uma missa em ação de graças, na Paróquia São João Bosco, às 19h30.

Pioneiros deram origem à Cidade Livre

Inicialmente batizado como Cidade Livre e habitado por pioneiros, o Núcleo Bandeirante fez parte do conjunto de áreas com funções específicas anteriores à inauguração de Brasília. Compunham também esses espaços a Candangolândia e o Museu Vivo da História Candanga.

[Olho texto=”O Núcleo Bandeirante fez parte do conjunto de áreas com funções específicas na época da construção de Brasília” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Conhecida na época como Velhacap, a Candangolândia tinha função administrativa. A Cidade Livre centralizava atividades comerciais. Já o Museu Vivo da História Candanga, antigo Hospital Juscelino Kubitscheck, exercia papel hospitalar.

Como as concessões dos terrenos do antigo Núcleo Bandeirante eram temporárias, o governo decidiu isentar a cidade de impostos, para atrair comerciantes, daí o nome Cidade Livre.

A região foi criada em 19 de dezembro de 1956. Após a inauguração da capital, os comerciantes foram transferidos, mas os moradores reivindicaram a fixação no local.

Em 1961, toda a área foi batizada de Núcleo Bandeirante e, em 1989, tornou-se a oitava região administrativa.

Edição: Vannildo Mendes