12/12/2016 às 16:40, atualizado em 12/12/2016 às 17:54

Eixo Monumental será fechado nesta terça (13) por causa de manifestações na Esplanada

Haverá reforço no policiamento e revistas pessoais para evitar a entrada de objetos cortantes ou inflamáveis e pedaços de madeira

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública

O trânsito de veículos no Eixo Monumental será bloqueado a partir da zero hora desta terça-feira (13), da Rodoviária do Plano Piloto até a altura da L4 Sul, nos dois sentidos. O objetivo é garantir a segurança de cidadãos e dos patrimônios público e privado por conta de atos populares previstos para a Esplanada dos Ministérios. Haverá reforço de policiamento e revistas pessoais.

O esquema de segurança e trânsito será semelhante ao empregado em 4 de dezembro. A Polícia Militar do DF vai mobilizar 600 policiais, podendo chegar a 2 mil. O Corpo de Bombeiros deixará de prontidão 60 homens, e o Departamento de Trânsito (Detran-DF), 20 agentes. A Polícia Civil vai reforçar a 5ª Delegacia de Polícia, onde possíveis flagrantes serão centralizados.

[Olho texto=”Haverá ainda o monitoramento em tempo real pelas câmeras de segurança do Centro Integrado de Comando e Controle Regional” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os manifestantes poderão ocupar apenas o gramado central da Esplanada. Nas vias S1 e N1, ficarão viaturas e profissionais de segurança pública. O Eixo Monumental será liberado duas horas depois do fim do protesto, o que deve ocorrer ao término da votação, no Senado Federal, da Proposta de Emenda à Constituição nº 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A alternativa para os motoristas é passar pelas S2 e N2, atrás dos ministérios.

Revista pessoal e monitoramento por câmeras

Policiais militares farão revistas pessoais no local e em ônibus que vão transportar os manifestantes. A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para vistorias. O objetivo é evitar a circulação de objetos cortantes e inflamáveis, pedaços de madeira e pedras, além de máscaras.

Haverá ainda o monitoramento em tempo real pelas câmeras de segurança do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que reúne representantes de todos os órgãos envolvidos na operação.

Desde janeiro, a Esplanada dos Ministérios recebeu 143 manifestações previamente comunicadas à pasta da Segurança Pública. Somente uma não foi pacífica, a de 29 de novembro, com a depredação de prédios públicos e carros particulares.

Orientações para quem for à Esplanada nesta terça-feira (13)

A Secretaria da Segurança Pública orienta os manifestantes a não levarem objetos cortantes, fogos de artifício ou materiais inflamáveis e hastes de bandeiras; não usarem máscaras; identificarem crianças; e evitarem a exposição de telefones ou objetos de valor.