12/12/2016 às 21:33

Esporte amador busca apoio financeiro

Reivindicação baseia-se em lei distrital que prevê participação do governo com material, como bolas e redes, e serviços de arbitragem e premiação

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Representantes de ligas e de federações esportivas de Brasília reuniram-se com o governador Rodrigo Rollemberg nesta segunda-feira (12) no Salão Nobre do Palácio do Buriti. Os grupos reivindicaram investimento financeiro para desenvolver o segmento amador no Distrito Federal.

O governador Rollemberg e a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, receberam dirigentes do esporte amador no Palácio do Buriti.

O governador Rollemberg e a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, receberam dirigentes do esporte amador no Palácio do Buriti. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O pedido foi feito com base na Lei Distrital nº 5.649, de abril de 2016, que regularizou o Programa de Incentivo ao Esporte Amador do DF. A legislação prevê a participação governamental com o fornecimento de material de estrutura básica, como bolas, redes e coletes, e serviços de arbitragem e premiação.

O governador disse que estudará possibilidades de fortalecer o amadorismo com emendas parlamentares, por exemplo. “O programa é muito positivo, promove a saúde, o lazer, o bem-estar.” Rollemberg pediu uma nova reunião para o início de 2017.

A secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, contou que o programa inicialmente era voltado apenas para o futebol. Neste ano, porém, passou a contemplar outras 17 modalidades esportivas. Isso, segundo ela, provocou uma sobrecarga de demandas na pasta.

O programa é de autoria dos deputados distritais Julio Cesar (PRB), Ricardo Vale (PT) e Wasny de Roure (PT). Com ele, mais de mil equipes de futebol são beneficiadas.

Edição: Raquel Flores