13/12/2016 às 11:53, atualizado em 13/12/2016 às 16:34

Aberta seleção de projetos artísticos para feiras e mercados no Brasil e no exterior

Conexão Cultura DF destinará R$ 860 mil para até cem iniciativas musicais e de audiovisual. Inscrições podem ser feitas até 27 de janeiro

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Projetos de música e de audiovisual representarão Brasília em feiras nacionais e internacionais de fomento ao mercado artístico. A seleção aberta pela Secretaria de Cultura nesta terça-feira (13) levará até cem propostas para países como Alemanha, Argentina, Cabo Verde, Colômbia e França. A iniciativa é uma das linhas do programa Conexão Cultura DF, lançado em setembro pelo governo para viabilizar o acesso à pesquisa, à difusão cultural e a intercâmbio de artistas locais.

O edital publicado hoje no Diário Oficial do Distrito Federal destina R$ 860.250 em recursos para custear as despesas dos selecionados. A concorrência vai até 27 de janeiro, e os interessados podem submeter até duas propostas para até dois eventos. As inscrições devem ser feitas pelo site da pasta.

[Olho texto=”“É uma conquista inédita para o setor cultural do DF”” assinatura=”Mariana Soares, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As atividades fora do País têm programações variadas como feiras, exposições de produtos, encontros, conferências, premiações e rodadas de negócios. Entre as ofertas estão o Festival de Berlim, em que são exibidas cerca de 400 obras de mais de cem países e o Atlantic Music Exchange, em Cabo Verde, onde o foco é a troca de conhecimento da indústria da música internacional.

No Brasil, os proponentes podem participar da Semana Internacional da Música de São Paulo, que ocorrerá em dezembro de 2017. Vitrine para a produção nacional, o evento é considerado uma das mais importantes feiras de negócios da América Latina.

Na segunda-feira (12), a subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares, reuniu artistas dos segmentos na sede da secretaria, no anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, para apresentar a proposta. “É uma conquista inédita para o setor cultural do DF”, definiu a titular, que estava acompanhada pela subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, e pela assessora especial em políticas culturais Daniela Diniz.

Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares, e assessora especial em políticas culturais Daniela Diniz.

Subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares, e assessora especial em políticas culturais Daniela Diniz. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

De acordo com Mariana, a escolha dos eventos (veja lista abaixo) foi construída com o apoio do Conselho de Cultura do DF, colegiado responsável pela análise e a seleção dos projetos, quanto ao mérito cultural. “Damos prioridade a essas linguagens artísticas porque entendemos que há uma cultura forte de participação da música e do audiovisual em negócios”, explicou. A ideia é que, em 2017, o processo atenda outros segmentos.

Ainda pelo Conexão Cultura DF, a secretaria fortalecerá o teatro, a dança, o circo, as artes plásticas e a literatura em processos de residência, pesquisa e capacitação. Os editais serão lançados em 2017.

Conexão FAC no Conexão Cultura DF

O edital para eventos estratégicos faz parte de um dos eixos do Programa de Promoção, Difusão e Intercâmbio Cultural com recursos do Fundo de Apoio à Cultura — Conexão FAC. A ideia é posicionar Brasília além do território. A iniciativa integra a linha de apoio de participação em eventos, destinada a agentes ou grupos culturais que pretendam participar de festivais, feiras, mercados, seminários, congressos ou rodadas de negócios.

As outras linhas de apoio são: circulação nacional, internacional ou mista, voltada para apresentações e exibições artísticas e culturais; e concessão de bolsas de estudo, capacitação, pesquisa e residência, que tem como foco apoio financeiro para intercâmbio de pessoas físicas em instituições de ensino formal e informal das artes e culturas e outras entidades culturais.

Feiras e mercados artísticos que integram o edital:

Edição: Paula Oliveira