14/12/2016 às 13:27, atualizado em 14/12/2016 às 14:55

Novo presidente do TCU, Raimundo Carreiro quer intensificar fiscalização do uso do dinheiro público

O ministro tomou posse nesta quarta-feira (14) em cerimônia com a presença de Michel Temer, Renan Calheiros e Rodrigo Rollemberg

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

O ministro Raimundo Carreiro tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (14). Ele assinou o termo para exercer o cargo e, posteriormente, recebeu o grande colar do mérito da corte das mãos do antecessor, ministro Aroldo Cedraz.

O ministro Raimundo Carreiro tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (14).

O ministro Raimundo Carreiro tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quarta-feira (14). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

“Pretendo intensificar, identificar e atuar constantemente com os demais órgãos de controle para fiscalizar o mau uso do dinheiro do cidadão”, disse o presidente eleito. Carreiro também quer racionalizar os métodos de trabalho do tribunal e pediu o apoio dos servidores da casa.

A solenidade ocorreu no edifício-sede do TCU e contou com a presença do presidente da República, Michel Temer; do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB); e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

De acordo com o regimento interno do tribunal, o mandato é de um ano, podendo chegar a dois anos. A eleição na corte ocorreu em 7 de dezembro. Na mesma sessão, o ministro José Múcio Monteiro foi conduzido ao cargo de vice-presidente. Ambos foram eleitos por unanimidade.

Raimundo Carreiro, presidente do Tribunal de Contas da União

Natural de Benedito Leite (MA), Raimundo Carreiro mudou-se para Brasília em janeiro de 1968, aos 19 anos. É formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (atual Uniceub). Tornou-se funcionário do Senado Federal em 1968, no setor de expedição.

Em 1995, depois de desempenhar diversas funções na Casa Legislativa, assumiu o cargo de secretário-geral da Mesa Diretora. Ficou no posto até 2007, quando foi indicado, por unanimidade, para a vaga destinada ao Senado Federal no TCU, até então ocupada pelo ministro Iran Saraiva.

José Múcio Monteiro, vice-presidente do Tribunal de Contas da União

Nascido no Recife (PE), o ministro José Múcio Monteiro é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica do Recife. Foi prefeito de Rio Formoso (PE), deputado federal por cinco mandatos e ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, de 2007 a 2009.

Monteiro tornou-se ministro do TCU em 2009, indicado pela Presidência da República, na vaga antes ocupada pelo ministro emérito Marcos Vinicios Vilaça. Ele assume também a corregedoria da corte.

Edição: Paula Oliveira