16/12/2016 às 14:20, atualizado em 16/12/2016 às 14:31

Melhoria do cenário econômico é a aposta do governo para 2017

Mais recursos para obras e redução das dívidas também foram projeções feitas por Rodrigo Rollemberg em apresentação de balanço nesta sexta (16)

Por Saulo Araújo, da Agência Brasília

Mais recursos para obras de infraestrutura, redução das dívidas e retomada do desenvolvimento econômico do Distrito Federal. Essas foram algumas das projeções feitas pelo governador Rodrigo Rollemberg para 2017 durante a apresentação do balanço dos dois primeiros anos de gestão, nesta sexta-feira (16), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Mais recursos para obras de infraestrutura, redução das dívidas e retomada do desenvolvimento econômico do Distrito Federal. Essas foram algumas das projeções feitas pelo governador Rodrigo Rollemberg para 2017

O governador Rodrigo Rollemberg fez projeções para 2017 durante a apresentação do balanço dos dois anos de gestão. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Rollemberg lembrou que houve um aporte de 15% a mais de investimentos em 2016 em relação a 2015. Para 2017, a expectativa é aumentar ainda mais a destinação de recursos em projetos que elevem a qualidade de vida da população de Brasília. “Não tenho dúvidas de que melhoraremos a vida dos moradores ampliando os investimentos e, com isso, garantindo a retomada do desenvolvimento, ao criar um ambiente de empreendedorismo e atrair novos empresários e negócios”, disse.

Um dos objetivos é estreitar a relação com o setor produtivo, inclusive convidando as lideranças e os diversos segmentos do comércio e da indústria para ajudar na elaboração de leis que contemplem a melhoria do cenário econômico e a consequente geração de emprego e renda.

Na área de mobilidade, Rollemberg falou da intenção do Executivo construir uma ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e projetou a implementação do bilhete único no primeiro trimestre de 2017, o que vai permitir que pessoas paguem apenas por uma passagem, mesmo que tenham de pegar duas linhas diferentes.

Relação com o novo presidente da Câmara Legislativa

Rollemberg também comentou como será a relação com o novo presidente da Câmara Legislativa em 2017, o deputado distrital Joe Valle (PDT), eleito nessa quinta-feira (15). “Nós vamos manter uma relação de colaboração e parceria com o deputado Joe, que inclusive faz parte da base do governo”, afirmou.

O chefe do Executivo tranquilizou os servidores públicos ao afirmar que há garantia de pagamento de salários em dia a partir de março, quando o governo deixa de utilizar os recursos da movimentação de recursos entre fundos do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev). “Estamos conseguindo aumentar nossa arrecadação e teremos, a partir de março, a entrada de recursos do IPVA [Imposto sobre Veículos Automotores] e do IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]”, afirmou.

Edição: Marina Mercante