16/12/2016 às 12:09, atualizado em 26/04/2017 às 22:15

Metrô de Brasília terá estação totalmente sustentável

Está aberta a licitação para comprar placas que convertem a luz solar em energia elétrica. Material vai ser instalado na Estação Guariroba, em Ceilândia

Por Da Agência Brasília, com informações do Metrô-DF

A estação de metrô Guariroba, em Ceilândia, está mais perto de se tornar totalmente sustentável. O local receberá placas fotovoltaicas, que convertem a luz solar em energia elétrica. A licitação para a compra dos equipamentos, com montagem e instalação, foi publicada na quarta-feira (14) no Diário Oficial do Distrito Federal.

A previsão é que o material seja colocado em 2017. Segundo a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF), o investimento tornará Brasília o primeiro lugar da América Latina a ter esse tipo de sistema. “A Estação Guariroba será a quarta no mundo autossuficiente em termos de energia elétrica”, diz o diretor-presidente do órgão, Marcelo Dourado. De acordo com a empresa pública, outras cidades que usam as placas fotovoltaicas são Milão, na Itália, Nova Deli, na Índia, e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A energia captada servirá para abastecer a plataforma e a bilheteria, mas não os trens.

Metrô Sustentável

A instalação das placas fotovoltaicas na estação de Ceilândia faz parte do programa Metrô Sustentável, que consiste em projetos para utilização de energias renováveis no sistema metroferroviário, na implementação da agenda ambiental na administração pública e na conscientização de passageiros e funcionários quanto ao uso racional dos recursos naturais e ao consumo consciente, entre outros.

Licitação para compra de equipamentos de energia solar fotovoltaica

Estação atendida: Guariroba

Data e hora da abertura das propostas: 18 de janeiro de 2017, às 10 horas

No site Comprasnet

Edição: Marina Mercante