23/12/2016 às 10:22, atualizado em 23/12/2016 às 15:06

Força-tarefa desobstruiu 2,3 mil bocas de lobo no Plano Piloto

Limpeza no Eixão Sul, na W3 e nos eixinhos já foi concluída. Trabalho no Eixão Norte será suspenso hoje (23) e retomado em 9 de janeiro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

Desde o fim de novembro até esta semana, foram desobstruídas cerca de 2,3 mil bocas de lobo no Plano Piloto em uma ação integrada do governo de Brasília. Os órgãos envolvidos concluíram a limpeza de todos os bueiros da W3, dos Eixos W e L e do lado sul do Eixão. Faltam apenas a L2 e parte do Eixão Norte, onde os trabalhos estão na altura da 106/206.

A operação será suspensa nesta sexta-feira (23), por conta das festividades de fim de ano, e retomada em 9 de janeiro. Depois de passar pelo Plano, a operação especial seguirá para Taguatinga e Ceilândia.

Além da limpeza, máquinas especializadas fazem as desobstruções necessárias, e estruturas danificadas, como tampas e gradis, são trocadas. A equipe responsável pelo serviço é composta por reeducandos do sistema penal com autorização para trabalho externo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A operação, com início em 28 de novembro e coordenada pela Secretaria das Cidades, tem o objetivo de reforçar um trabalho já feito ao longo do ano pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), amenizando os transtornos causados pela chuva nas principais vias do DF para evitar alagamentos.

Também integram a força-tarefa a Administração do Plano Piloto, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Polícia Militar, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a equipe do programa Mãos Dadas, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Edição: Marina Mercante