03/01/2017 às 18:21

Concurso para professor temporário recebe mais de 40 mil inscrições

As provas serão aplicadas em 15 de janeiro, e o resultado está previsto para 1º de fevereiro

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

O processo seletivo para professores temporários da Secretaria de Educação recebeu 40.187 inscrições. O prazo para se cadastrar no concurso terminou na segunda-feira (2), e as provas serão aplicadas em 15 de janeiro. A expectativa da pasta é que cerca de 6 mil profissionais sejam convocados para substituir diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores efetivos em afastamento legal.

A seleção ocorrerá em duas etapas: provas objetivas, com questões de conhecimento básico, complementar e específico, e entrevista. Os locais do exame serão informados em 9 de janeiro, quando o comprovante definitivo de inscrição for emitido. O resultado sairá em 1º de fevereiro, e as contratações deverão ser efetivadas em 7 de fevereiro. A validade do concurso é de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um.

Concurso para professor temporário 

Provas 15 de janeiro (domingo)
Definição dos locais 9 de janeiro (segunda-feira)
Resultado 1º de fevereiro (quarta-feira)
Contratação 7 de fevereiro (terça-feira)
Validade Um ano, prorrogável por mais um

Os aprovados terão de apresentar certidão de quitação eleitoral, comprovante de reservista (para os candidatos do sexo masculino) e atestado de aptidão física e mental. Além disso, não podem estar aposentados por invalidez nem ter sofrido penalidade incompatível com o cargo e ser comissionado, a não ser que opte pela exoneração.

As vagas são para profissionais com formação em administração, artes, atividades, biologia, biomedicina, ciências naturais, contabilidade, direito, educação física, eletrônica, eletrotécnica, enfermagem, engenharia, farmácia, filosofia, física, fisioterapia, geografia, história, informática, espanhol, francês, inglês, japonês, libras, língua portuguesa, matemática, música, nutrição, odontologia, psicologia, química, sociologia e telecomunicações.

Edição: Raquel Flores