11/01/2017 às 19:46, atualizado em 11/01/2017 às 20:22

Retomada de área pública no Guará alcança 280 mil m² recuperados

Terceiro dia de operação no Parque Ecológico Ezechias Heringer terminou sem incidentes

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Terceiro dia de operação no Parque Ecológico Ezechias Heringer terminou sem incidentes

Terceiro dia de operação no Parque Ecológico Ezechias Heringer terminou sem incidentes. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

No terceiro dia de operação no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, foram recuperados 100 mil metros quadrados (m2) de área pública, de acordo com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal. Com isso, chega a 280 mil a quantidade de metros quadrados desobstruídos desde que o trabalho começou, na segunda-feira (9), com a participação de diversos órgãos do governo de Brasília. As equipes continuam os serviços nesta quinta-feira (12).

Construções irregulares dentro de uma área de 5.473.283 m² — considerando os 3.450.184 m² do parque e os 2.023.099 m² da Reserva Biológica do Guará — serão retiradas ao longo de um mês.

Ambas as unidades de conservação sofrem com ocupações irregulares há mais de 20 anos. Nelas, estão chácaras com cultivo agrícola e criação de animais. Empresas de construção civil e inflamáveis também estão ilegalmente sediadas nesses locais.

As remoções são necessárias para conter as ameaças à fauna e à flora da região. Isso porque as edificações poluem o Córrego do Guará com esgoto e rejeitos industriais. O curso d’água termina no Córrego Riacho Fundo, afluente do Lago Paranoá.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O efetivo foi composto por integrantes da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap); da Agência de Fiscalização (Agefis); da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb); da Companhia Energética de Brasília (CEB); da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap); do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Trânsito (Detran-DF); da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; da Polícia Militar; da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e da Subchefia de Ordem Pública e Social, vinculada à Casa Militar.

Edição: Marina Mercante