11/01/2017 às 16:48, atualizado em 12/01/2017 às 16:05

Saúde oferece capacitação para atuar como voluntário na rede pública

Podem se inscrever profissionais da área e ex-servidores ou aposentados da secretaria

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Estão abertas inscrições para nova capacitação do projeto Profissional Voluntário na Saúde, que busca reunir interessados em trabalhar sem remuneração em unidades da rede pública. São 120 vagas: 40 para profissionais da área e 80 para ex-servidores e servidores aposentados da Secretaria de Saúde que queiram ajudar a receber e supervisionar essas pessoas. O curso é gratuito e ocorrerá nos dias 17 (para os dois públicos), 18 (apenas para servidores) e 20 de janeiro (só para voluntários), das 14 às 17 horas, no auditório da Fundação Hemocentro de Brasília.

Direitos, deveres, ética profissional e trabalho em equipe são alguns dos assuntos a serem abordados na capacitação. Voluntários podem se inscrever pelo Portal do Voluntariado e servidores, pela intranet da Secretaria de Saúde.

Essa é a terceira edição do curso. As duas primeiras ocorreram em 9 de dezembro – uma de manhã e outra à tarde.

Requisitos para ser voluntário da Saúde

Para se inscrever como voluntário, é preciso ter registro profissional e apresentar nada-consta do conselho de classe, nada-consta de antecedentes criminais (distrital e nacional) e algo que comprove não ser servidor ativo da Secretaria de Saúde. No local em que forem trabalhar, os profissionais terão supervisão técnica, e haverá registro de tudo o que fizerem, como atendimento a pacientes e prescrição de medicamentos.

As normas para o voluntariado profissional nas unidades de saúde foram estabelecidas por meio da Portaria n° 261, de 11 de novembro de 2016. As oportunidades não serão exclusivas a profissionais de saúde. A portaria beneficia qualquer outra área, como engenharia e comunicação.

Portal do Voluntariado

Lançado em 21 de junho de 2016, o Portal do Voluntariado faz parte do Brasília Cidadã, programa que busca fomentar a integração de políticas públicas, mecanismos de participação e controle social.

Desde a criação até esta quarta-feira (11), a rede on-line já reuniu 6.953 voluntários, em 111 projetos e 105.965 oportunidades. A estimativa é que 2.182.506 pessoas tenham sido beneficiadas com as ações e que as atividades chegaram a 245.244 horas de trabalho voluntário no DF.

Capacitação sobre o Projeto Voluntariado Profissional

Dias 17, 18 e 20 de janeiro

Das 14 às 17 horas

No auditório da Fundação Hemocentro de Brasília (SMHN Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte)

Edição: Marina Mercante