25/01/2017 às 13:13, atualizado em 25/01/2017 às 15:37

FGV avalia transporte público de Brasília

Fundação Getulio Vargas analisará contratos firmados em 2012 e 2013 com cinco empresas que atendem todo o DF, dividido em cinco bacias

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Os contratos com as cinco empresas foram firmados em 2012 e em 2013, e não em 2011, conforme publicado anteriormente.

A Fundação Getulio Vargas tem 180 dias para finalizar avaliação criteriosa do transporte público do Distrito Federal, envolvendo aspectos gerenciais, de logística e de composição de custos. O contrato de consultoria foi firmado nessa terça-feira (24) entre o governo de Brasília e a instituição.

Fundação Getulio Vargas analisará contrato firmado em 2011 com cinco empresas que atendem todo o DF, dividido em cinco bacias.

Fundação Getulio Vargas analisará contrato firmado em 2011 com cinco empresas que atendem todo o DF, dividido em cinco bacias. Foto: Pedro Ventura/Agência

Caberá à FGV, entre outras tarefas, analisar os contratos, assinados em 2012 e 2013 e com duração de dez anos, que divide o serviço de transporte coletivo do DF em bacias de atendimento exploradas por cinco empresas: Piracicabana, Pioneira, Marechal, Expresso São José e Urbi.

O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, explica a abrangência do trabalho. “É uma análise global de toda a realidade do contrato. Ela (FGV) vai dizer o que aconteceu desde a assinatura, como e por que. Ao final, poderemos fazer os ajustes, caso sejam necessários”.

[Olho texto=”“É uma análise global de toda a realidade do contrato (com as empresas). Ao final, poderemos fazer ajustes, caso sejam necessários”” assinatura=”Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A consultoria se dará em duas fases: uma englobará o aspecto financeiro e a outra, o caráter técnico do contrato de exploração do transporte público. Na primeira etapa, será feita a análise de valores, como gastos com combustível e manutenção de pneus.

Depois vem a parte de avaliação dos sistemas, como o de bilhetagem automática. “Por lidarmos com a gerência do contrato no dia-a-dia, não vemos algumas falhas que a fundação pode encontrar e sugerir soluções, adotadas em outros lugares onde eles trabalharam”, disse Damasceno.

O governo de Brasília investirá R$ 4,8 milhões nessa consultoria, contratada mediante licenciamento. A dispensa de licitação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 10 de janeiro.

Edição: Vannildo Mendes