30/01/2017 às 10:30, atualizado em 01/02/2017 às 09:01

Bancos de leite humano precisam de doações com urgência

Queda no número de doadoras reduziu os estoques das unidades

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão em níveis de alerta devido à baixa quantidade de doações recebidas em janeiro. Por isso, a rede precisa de doações com urgência. Entre as unidades da rede, o Hospital Regional de Santa Maria é o mais necessitado, seguido dos de Ceilândia, de Taguatinga e de Brazlândia.

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão em níveis de alerta devido à baixa quantidade de doações recebidas em janeiro.

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão em níveis de alerta devido à baixa quantidade de doações recebidas em janeiro. Foto: Andre Borges/Agência Brasília-14.11.2015

“Historicamente, temos baixa no mês de férias. Aliado a isso, no ano passado tivemos uma queda na arrecadação, o que não nos permitiu fazer um estoque de crise”, explica a coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos. “Neste momento, estamos fazendo uma sensibilização das mães, uma vez que esse alimento é essencial para salvar a vida dos nossos bebês.” As interessadas em ajudar podem obter mais informações pelo telefone 160, opção 4.

Enquanto 2015 registrou a coleta de 16.453 litros, em 2016 foram 15.893, ou seja, 560 litros a menos. O número de doadoras também caiu — de 5.836 para 5.381.

Coleta de leite humano nos bancos do DF
2015 2016
16.453 litros 15.893 litros
Número de doadoras
5.836 5.381

Toda mulher que estiver amamentando seu bebê e decidir ser voluntária pode fazer doações aos bancos de leite. De acordo com Miriam, 300 mililitros são suficientes para suprir até dez bebês em um único dia.

O Distrito Federal conta com dez bancos de leite próprios da Secretaria de Saúde, três em hospitais privados e dois do Sistema Único de Saúde (SUS). Diariamente, na rede pública, aproximadamente 150 crianças internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais recebem o alimento. Em geral, os recém-nascidos são prematuros e de baixo peso. Segundo a coordenadora Miriam, o leite humano é o ideal para a recuperação da saúde desses bebês.

doação leite materno humano

Doações para os Bancos de Leite Humano do DF

Pedido de coleta em domicílio pelo telefone 160, opção 4

Mais informações pelo site Amamenta Brasília e no vídeo Eu divido meu leite, da Secretaria de Saúde

 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

Edição: Raquel Flores