11/02/2017 às 20:21, atualizado em 13/02/2017 às 18:43

Suvaco da Asa reúne milhares de foliões na Funarte

Outras seis atrações de pré-carnaval agitaram o sábado (11) em Brasília. Mais três blocos saem neste domingo (12)

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Neste ano, a terça-feira de carnaval será em 28 de fevereiro, mas a festa em Brasília já começou. Confete, serpentina, fantasias de todos os tipos e muita música marcaram o bloco Suvaco da Asa, no Eixo Monumental. Os foliões tomaram o gramado da Funarte para curtir o pré-carnaval, e nem a chuva que caiu na tarde deste sábado (11) afastou o público.

A servidora pública Letícia Lodder, de 37 anos, o arquiteto Juliano Carvalho, de 41 anos, e a estudante Aline Medeiros, de 17 anos, foram ao Suvaco da Asa com amigos.

A servidora pública Letícia Lodder, de 37 anos, o arquiteto Juliano Carvalho, de 41 anos, e a estudante Aline Medeiros, de 17 anos, foram ao Suvaco da Asa com amigos. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O arquiteto Juliano Carvalho, de 41 anos, e os amigos até aproveitaram a condição climática para incrementar as fantasias. “Viemos de Arca de Noé porque sabemos da importância de salvar os animais”, brincou o folião, que carregava um barco de brinquedo em volta do corpo e estava acompanhado de seis bichos. Entre eles, a estudante Aline Medeiros, de 17 anos, que segue o bloco há pelo menos quatro. “Sempre escolhemos uma fantasia engraçada e andamos juntos. É muito divertido.”

A estudante Ana Beatriz Freire, de 14 anos, aproveitou que veio a Brasília pela primeira vez para visitar o pai e foi conhecer o carnaval da cidade. Acostumada com os blocos de rua do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, a jovem sairá com boas impressões da festa brasiliense. “Não sabia que aqui tinha carnaval, gostei de ver que as pessoas também enchem as ruas e se fantasiam”, confessou a carioca.

Outros turistas que curtiram a festa deste sábado foram os chilenos Ana Jiménez, de 29 anos, e Williams Yañes, de 28 anos. Eles vieram ao Brasil pela primeira vez para visitar uma amiga e, após passar pela Chapada dos Veadeiros, pararam para curtir a folia na capital federal. “Achamos muito legal porque lá (no Chile) só há festas pagas, não vemos movimento assim na rua”, contou Ana.

O secretário das Cidades, Marcos Dantas, foi ver de perto o pré-carnaval. “Estamos aqui para avaliar como serão os próximos eventos, sempre com a presença dos serviços públicos para garantir a diversão com segurança”, disse. Segundo a Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas estiveram no evento.

Segurança durante o desfile do Suvaco da Asa

Para receber os foliões e facilitar o acesso ao bloco, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditou três faixas das vias S1 e N1, da Praça do Buriti à Funarte. Às 15 horas, a via N1 foi fechada, e o trânsito desviado para a via contorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, nove viaturas do Corpo de Bombeiros Militar foram deslocadas para atendimentos no local. Policiais militares atuaram em todos os locais de festa. O quantitativo não é informado por questão de segurança.

Além do Suvaco da Asa, outras seis manifestações carnavalescas ocorreram neste sábado. Os blocos Vai com as Profanas, Adocica meu Amô, Esquenta mas não é Chá, Caroço de Manga, Samba da Guariba e Deita na BR movimentaram a folia que antecede a data oficial. No domingo (12), será a vez dos Menino de Ceilândia, Se Beber não Case e Maria vai Casoutras.

Programação do carnaval de Brasília 2017

Outras 23 atrações programadas para o período de 17 a 20 de fevereiro devem movimentar a cidade antes do feriado. Segundo a Secretaria de Cultura, 118 blocos comemoram o carnaval durante o mês. Somados a festas à fantasia, shows, encontros e concentração de desfiles, são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nessas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval. Dos 118 blocos, 47 receberão recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) — 39 alternativos e oito tradicionais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

edição: Gustavo Marcondes