21/02/2017 às 16:07, atualizado em 22/02/2017 às 08:38

Profuncionário abre inscrições para cadastro de reserva

Interessados têm de 6 a 8 de março para comparecer à Secretaria de Educação. Vagas são para professor bolsista dos cursos de técnico em alimentação escolar e técnico em infraestrutura escolar

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Profissionais interessados em lecionar nos cursos do programa Profuncionário no Distrito Federal podem se inscrever de 6 a 8 de março para cadastro de reserva de professor bolsista. A seleção será por meio de processo seletivo simplificado, com análise curricular, conforme descrito no Edital nº 12, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal dessa segunda-feira (20).

As inscrições são para formadores e mediadores para capacitação em técnico em alimentação escolar e técnico em infraestrutura escolar. Pelo menos 5% das vagas destinam-se a pessoas com deficiência. Os candidatos deverão comparecer ao prédio da Secretaria de Educação, no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco C, Edifício Phenícia, das 9 horas às 11h30 e das 14 às 17 horas.

Além da formação e da mediação — presencial e a distância —, entre as atribuições dos profissionais que forem convocados estão planejamento, desenvolvimento, avaliação de novas metodologias de ensino e sua adequação aos cursos. Eles são ministrados por meio da Rede e-Tec Brasil, sistema virtual de aprendizado, fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a secretaria. As bolsas variam de R$ 30 a R$ 50 por hora trabalhada, e os recursos vêm do órgão federal.

O resultado final será divulgado em 20 de março, no site da Secretaria de Educação. A convocação para o primeiro semestre ocorrerá em 23 e 24 de março, por telefone e e-mail cadastrados pelo candidato na inscrição.

O que é o Profuncionário

O Profuncionário é o Programa de Formação Profissional em Serviço dos Servidores da Educação Básica Pública do Distrito Federal, em habilitação compatível com sua atividade educativa, na modalidade de educação a distância (EAD). Obedece ao disposto no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, de 1996, conforme a Lei nº 12.014, de 2009, e no parágrafo único do artigo 62-A da Lei de Diretrizes e Bases, por meio do qual a profissionalização tornou-se direito de todos os funcionários da educação.

Inscrições no processo seletivo do programa Profuncionário

De 6 a 8 de março

Na Secretaria de Educação (Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco C, Edifício Phenícia)

Das 9 horas às 11h30 e das 14 às 17 horas

Resultado final da seleção: 20 de março (segunda-feira), no site da Secretaria de Educação

Convocação para o primeiro semestre: 23 e 24 de março

Mais informações no edital ou pelo telefone (61) 3901-3255

Edição: Raquel Flores