21/02/2017 às 11:32

Rodoviária do Plano receberá ação preventiva contra o uso de drogas no carnaval

Força-tarefa coordenada pela Secretaria de Justiça será na tarde de quinta-feira (23)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Quem passar pela Rodoviária do Plano Piloto das 13h30 às 17 horas desta quinta-feira (23) terá acesso a informações voltadas para o combate ao abuso de álcool e ao uso de drogas no carnaval. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria de Justiça e Cidadania, terá distribuição de preservativos e cartilhas informativas. Além disso, estarão disponíveis serviços de saúde, como aferição de glicemia e pressão arterial.

“A ação objetiva alertar a população sobre a necessidade de fazer uma festa cidadã, evitando os perigos decorrentes do abuso de álcool e do uso de drogas”, destaca o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima.

A abertura do evento ficará a cargo da banda de música da Polícia Militar. A Secretaria de Saúde atuará com foco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

[Olho texto=”A campanha também prevê a aplicação de um teste para identificar problemas relacionados ao uso do álcool” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é parceiro na ação. Os promotores de Justiça Theodoro Carvalho e Carolina Rebelo estarão no evento para esclarecer dúvidas a respeito da legislação sobre drogas.

A campanha também prevê a aplicação de um teste para identificar problemas relacionados ao uso do álcool e a divulgação de informações sobre os serviços disponíveis na rede pública de saúde para tratamento contra a dependência química.

Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal

A Secretaria de Justiça e Cidadania articula ações desse tipo por meio do Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal. Criado em 1986, ele é vinculado à pasta e reúne representantes do poder público e da sociedade civil. Tem competências deliberativa, consultiva e fiscalizadora das políticas públicas de combate às drogas no DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de indicar onde encontrar ajuda, é função do conselho assessorar o desenvolvimento de ações e programas de prevenção e tratamento. A entidade exerce funções em consonância com os objetivos da Política Nacional sobre Drogas, do Ministério da Justiça.

Forças de segurança intensificam combate ao tráfico de drogas no carnaval

Em 14 de fevereiro, a Polícia Civil prendeu três suspeitos de tráfico de drogas com 17 quilos de cocaína e armas de fogo. As prisões fazem parte da operação Carnaval Sem Drogas. Após um mês de investigações, policiais da Coordenação de Repressão às Drogas cumpriram mandados de busca e apreensão em Taguatinga e Samambaia, desarticulando o grupo criminoso.

Dois dias depois, uma ação entre batalhões da Polícia Militar apreendeu 13 mil comprimidos de ecstasy, 200 selos de LSD e 700 gramas de skank que estavam em um carro que seguia pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Essa foi a maior apreensão de drogas sintéticas em 2017, e, de acordo com a corporação, os entorpecentes seriam usados, provavelmente, nos blocos de carnaval do DF.

Ação de prevenção contra o abuso de álcool e o uso de drogas no carnaval

23 de fevereiro (quinta-feira)

Das 13h30 às 17 horas

Rodoviária do Plano Piloto

Edição: Marina Mercante