22/02/2017 às 12:07, atualizado em 22/02/2017 às 16:36

Escola em Ceilândia adere à campanha nacional de combate ao Aedes aegypti

Cerca de 450 estudantes participaram do início da mobilização nesta quarta-feira (22). Rollemberg ajudou a inspecionar a unidade

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

Preocupado com proliferação do Aedes aegypti, Natanael Castelo Branco, de 9 anos, estudante do 4º ano, sabe que precisa reservar 15 minutos semanalmente para inspecionar possíveis acúmulos de água em casa. Antônia Cristina Mota Silva, de 9 anos, aluna do 5º ano, reforça que a ideia é mesmo evitar água parada. Eles estão entre os 450 alunos da Escola Classe 15 de Ceilândia que participam da campanha Volta às Aulas sem Mosquito.

Cerca de 450 estudantes participaram do início da mobilização nesta quarta-feira (22). Rollemberg participou da ação e ajudou a inspecionar a unidade.

Cerca de 450 estudantes participaram do início da mobilização nesta quarta-feira (22). Rollemberg ajudou a inspecionar a unidade. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O lançamento da ação de combate ao transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus ocorreu na manhã desta quarta-feira (22). Presente na cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg se mostrou satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade de ensino. “É possível perceber em cada criança a consciência sobre a necessidade de combater o mosquito”, destacou. O chefe do Executivo local acredita que “somente com conscientização, informação e educação venceremos essa guerra”.

A ação do governo de Brasília em parceria com o Ministério da Saúde tem como objetivo incentivar a comunidade escolar a intensificar medidas de combate ao inseto. O secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, fez um pedido para as crianças: “Falem para os pais de vocês que, quando esse pessoal de colete marrom [vigilantes ambientais] aparecer, é para deixá-los entrar”.

O trabalho hoje começou com apresentações artísticas, seguiu com instruções para erradicação do inseto (dadas pelos próprios estudantes) e terminou com uma inspeção na escola por agentes da Vigilância Ambiental e bombeiros militares. Eles foram acompanhados pelos alunos e pelo governador Rollemberg. Outras 111 escolas de Ceilândia também receberão a visita a partir de 3 de março. O objetivo é atingir toda a rede pública de ensino.

Caso sejam encontrados focos do mosquito, serão aplicados biolarvicidas. Há, ainda, 155 armadilhas destinadas somente para Ceilândia. Para todo o Distrito Federal são cerca de 3 mil.

Ceilândia é uma das regiões administrativas com maior incidência de dengue. Foram registrados 17 casos da doença neste ano. De uma maneira geral, Brasília teve queda de 93% no número de casos confirmados nas seis primeiras semanas de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 7, de 2017, foram registrados 325 casos prováveis de dengue. No mesmo período de 2016, foram 4.982.

Edição: Paula Oliveira