25/02/2017 às 19:55, atualizado em 02/03/2017 às 09:48

Domingo de carnaval terá 43 eventos gratuitos e esquema especial de segurança

Força-tarefa atuará no policiamento, atendimento de urgências, fechamentos de vias e demais serviços para garantir a proteção dos foliões

Por Marina Nery, da Agência Brasília

Edição de arte/Agência Brasília

Edição de arte/Agência Brasília

Neste domingo (26), segundo dia oficial da folia de carnaval, os brasilienses poderão se divertir em 43 eventos gratuitos, cadastrados pela Secretaria de Cultura. Cinco dos oito blocos carnavalescos tradicionais vão agitar as ruas durante o dia: Raparigueiros, na 110/210 Sul; Baratona, na 108/208 Sul; Baratinha, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek; Menino de Ceilândia, na CNM 1; e Pacotão, na 302/303 Norte.

Sem Eira Nem Beira, Deficiente é a Mãe, Boa Vizinhança, Os Filhos de São Jorge, Me Beija, Agoniza mas não Morre, Eduardo e Mônica e os Blocos do Prazer e do Amor também saem neste domingo. Os carnavalescos podem optar ainda por festas privadas e de rua em diversas regiões administrativas.

A programação completa está no site Brasília tem Carnaval.

Esquema especial de carnaval

Para garantir a alegria e a segurança dos foliões, diversos órgãos vão trabalhar nas ações especiais para a festividade. Segundo a Polícia Militar, a segurança dos eventos é organizada de acordo com a previsão de público. Em todos os dias de festa haverá viaturas, policiamento a pé, equipes de Rotam, de Patamo, BPChoque, Cavalaria, policiamento de trânsito, motocicletas e helicóptero.

[Olho texto=”Bases móveis da PM serão montadas para apoiar o trabalho do efetivo e para emissão de carteirinhas de identificação infantil, com intuito de manter a proteção das crianças” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Também serão montadas bases móveis para apoiar o trabalho do efetivo e para emissão de carteirinhas de identificação infantil, com intuito de manter a proteção das crianças. Por questão de segurança, o efetivo total não é divulgado.

A Polícia Civil trabalhará 24 horas todos os dias em 17 delegacias — quatro no Plano Piloto (1ª DP, no final da Asa Sul; 5ª DP, próximo ao Estádio Mané Garrincha; Delegacia da Criança e do Adolescente, na 204/205 Norte; e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, na 204/205 Sul) e 13 em outras regiões administrativas. Além disso, a Polícia Civil terá reforço das unidades especializadas. A Delegacia Eletrônica, pela internet, e o telefone 197 também vão ficar 24 horas por dia à disposição.

Vias interditadas durante o domingo de carnaval

Durante o deslocamento do bloco Menino de Ceilândia, o tráfego no sentido Avenida Hélio Prates será desviado para a via do Fórum, a partir das 13 horas, e o estacionamento ficará isolado. As equipes do Departamento de Trânsito deverão fechar alguns acessos que julgarem necessário.

[Numeralha titulo_grande=”17″ texto=”Número de delegacias que a Polícia Civil manterá funcionando 24 horas todos os dias de carnaval” esquerda_direita_centro=”direita”]

Caso haja movimentação do Bloco do Amor, a Via S2 será interditada. Já o Parque da Cidade funcionará no sentido anti-horário em mão única, do trecho entre a rotatória de saída da Via S1 até a de acesso à W5 Sul. Os eventos no Setor Comercial Sul ocorrerão em estacionamentos, por isso, não deve haver interdição.

Para as comemorações na Praça dos Prazeres, será bloqueado o acesso do Eixinho Leste Norte ao comércio da 201/202 e da ligação da 301/302 para a 201/202. A entrada de veículos no comércio da quadra não poderá ser pela rotatória próximo à 402 Norte residencial.

Responsável pelo fechamento de vias dos blocos Baratona, Raparigueiros e Pacotão, o Batalhão de Trânsito da PM fará uma operação específica. As interdições serão de acordo com a evolução dos desfiles. Para a continuidade da festa, o trânsito ficará interrompido no Eixão e no Eixinho Norte.

Outras intervenções podem ser feitas para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres, sempre que necessário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Vannildo Mendes