04/03/2017 às 15:42, atualizado em 06/03/2017 às 10:22

Brazlândia recebe ações do Cidades Limpas pela segunda vez

Mutirão começa nesta segunda-feira (6) e vai até 17 de março

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria das Cidades

Pela segunda vez, os mais de 52 mil habitantes de Brazlândia recebem o programa Cidades Limpas, um mutirão de limpeza e manutenção de espaço público. As ações serão lançadas às 9h30 desta segunda-feira (6) na Rodoviária do Setor Norte e vão até 17 de março.

É a nona vez que o programa organizado pela Secretaria das Cidades contempla uma região administrativa do Distrito Federal desde que começou no Gama, em 7 de novembro de 2016. Desde então, ele já passou pelas seguintes regiões: Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Itapoã, Paranoá, Planaltina e São Sebastião.

Com as chuvas que caíram durante a primeira passagem do programa em Brazlândia, em janeiro deste ano, não foi possível fazer todas as intervenções planejadas. Além disso, a área é muito grande, o que fez com que a secretaria decidisse retomar a atividade para concluir os trabalhos.

[Numeralha titulo_grande=”245″ texto=”Efetivo de trabalhadores que será mobilizado na operação Cidades Limpas em Brazlândia” esquerda_direita_centro=””]

Na primeira visita a Brazlândia, o foco foi o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, das febres amarela e chikungunya e do zika vírus. Dessa vez, a principal atividade será a recuperação de vias rurais com ações de tapa-buraco, recolhimento de entulho e de lixo verde e desobstrução de bocas de lobo.

Segundo o secretário das Cidades, Marcos Dantas, o programa é feito com a reunião de vários órgãos de governo para traçar o planejamento operacional e, com isso, otimizar o efetivo das operações. No caso de Brazlândia, serão 245 trabalhadores. “É uma maneira de desburocratizar o atendimento à população, já que a articulação da Secretaria faz com que as respostas sejam imediatas”, explicou.

Durante o Cidades Limpas, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) leva também o Ações Urbanas Comunitárias para revitalizar áreas das regiões administrativas atendidas pelo programa. O espaço e o tipo de atividade que será feita na segunda etapa de Brazlândia ainda não foram definidos pela companhia, mas ela ocorrerá em 17 de março.

Além da Codhab, o Cidades Limpas em Brazlândia terá participação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Corpo de Bombeiros Militar, do Departamento de Trânsito (Detran), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), da Polícia Militar e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Edição: Marina Mercante