8/3/17 10:46
Atualizado em 8/3/17 às 11:26

Redução da captação de água do Descoberto para irrigantes entra em vigor nesta quinta (9)

Medida ocorre porque o reservatório não atingiu 45,8% de capacidade. O objetivo é garantir o abastecimento durante o ano

Pelo menos 193 produtores rurais e piscicultores na região da Bacia do Descoberto deverão reduzir a captação de água à metade a partir desta quinta-feira (9). Além disso, eles só poderão fazer a retirada das 6 às 9 horas, todos os dias.

A medida está prevista pela Resolução Conjunta nº 1, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal dessa terça-feira (7). O objetivo é aumentar o volume de água que chega ao reservatório e, dessa forma, garantir a capacidade de abastecimento durante o ano, em especial no período de estiagem.

A ação entra em vigor porque o manancial não atingiu a meta de 45,8% de capacidade. Na medição feita pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) na manhã desta quarta-feira (8), o Descoberto está em 43,48%.

O volume de referência leva em consideração simulações cotidianas feitas pela agência a fim de garantir o abastecimento da população.

A redução na retirada de água pelos irrigantes tem o objetivo de aumentar a vazão afluente, ou seja, a quantidade de água que chega ao Descoberto. Com isso, espera-se o aporte de 5,79 metros cúbicos por segundo no reservatório. Com essa medida, a expectativa da Adasa é que o volume da barragem alcance os 45,8% ainda neste mês.

No entanto, não é possível estabelecer por quanto tempo vigorará a diminuição da captação, uma vez que ela visa à manutenção da segurança hídrica. A retirada para consumo humano e animal ficam garantidos.

Além da diminuição do volume captado por irrigantes, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) também reduziu a vazão retirada, no Descoberto, a 3,5 metros cúbicos por segundo. A regra vigora desde a segunda-feira (6), conforme estabelecido pela Resolução nº 1 da Adasa, de 15 de fevereiro de 2017.

Edição: Paula Oliveira

Últimas notícias
23/1/19 19:11
Sarney Filho apresenta prioridades da Sema a deputados distritais

 O secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho, recebeu na manhã desta quarta-feira (23) o deputado Eduardo Pedrosa (PTC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Ciência e Tecnologia da Câmara Distrital.

23/1/19 18:30
Distrito Federal quer ampliar PPP’s

Delegação de representantes da China conhece oportunidades de investimento

22/1/19 19:37
SOS DF supera 12 mil ações em 20 dias

41 tipos de serviços, entre os quais substituição de lâmpadas, roçagem, podas de árvores, remoção de lixo, pintura de faixa, limpeza de boca de lobo e desobstrução da rede, além da operação tapa-buraco

22/1/19 16:36
Rodovia DF-285 será asfaltada

Governador Ibaneis assina ordem de serviço para licitação das obras e inaugura ginásio de esporte no PAD-DF. Ações fazem parte do SOS DF Rural