23/03/2017 às 20:06, atualizado em 24/03/2017 às 09:47

Ciclo de palestras incentiva mulheres a empreender

Iniciativa da Secretaria do Trabalho, evento ocorreu no Senai de Taguatinga nesta quinta-feira (23)

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Para inspirar as outras mulheres que participavam da abertura do Circuito Mulher Empreendedora, na tarde desta quinta-feira (23), Juciléia Melo compartilhou como abriu um salão de beleza com serviços de podologia.

Palestras abriram o Circuito Mulher Empreendedora.

Palestras abriram o Circuito Mulher Empreendedora. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

“Estabeleci metas para trabalhar com saúde e beleza e segui passo a passo. Foram dois anos estudando podologia, e depois fiz curso de cabeleireira. Agora sou uma empresária”, explicou a empreendedora de 38 anos do Recanto das Emas, que assistiu ao ciclo de palestras para aprender mais sobre como investir em novos negócios.

Iniciativa da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o circuito é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Essa é uma batalha histórica. Fico feliz por estar aqui com pessoas que compartilham esses ideais de pensar um mundo mais justo, onde as mulheres são tratadas com mais respeito”, disse a colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, que participou do evento.

Também presente, o secretário do Trabalho, Gutemberg Gomes, lembrou que as mulheres foram mais da metade (cerca de 60%) da rede de atendimento do programa Prospera em 2015 e 2016.

Circuito Mulher Empreendedora em outras regiões do DF

O primeiro ciclo de palestras Circuito Mulher Empreendedora ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Taguatinga e também teve presença de mulheres da Estrutural, do Gama, do Paranoá, do Recanto das Emas, de Samambaia e do Varjão.

[Olho texto='”Ainda vamos fazer a programação, mas já vislumbramos, com base no sucesso desse primeiro, que vamos percorrer várias regiões neste ano”‘ assinatura=”Raíssa Rossiter, secretária adjunta de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O objetivo é que o circuito seja levado para pessoas de todas as regiões administrativas do DF. “Ainda vamos fazer a programação, mas já vislumbramos, com base no sucesso desse primeiro, que vamos percorrer várias regiões neste ano”, disse a secretária adjunta de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Raíssa Rossiter, que encerrou o evento.

Para o ciclo de hoje, foi feita parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e com a Federação das Indústrias do DF (Fibra), por meio do Senai.

O presidente da Fibra demonstrou alegria por participar e apoiar o evento. “Convido as mulheres a empreender e ocupar espaço em criação, na produção e em todo o mercado de trabalho”, discursou, antes das palestras.

Edição: Marina Mercante