02/04/2017 às 11:26, atualizado em 03/04/2017 às 21:44

Governo de Brasília coordena troca da Bandeira Nacional

A cargo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF, cerimônia neste domingo (2) teve também desfile militar na Praça dos Três Poderes

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

O governo de Brasília, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Distrito Federal, fez a troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes na manhã deste domingo (2). O governador Rodrigo Rollemberg prestigiou a solenidade.

O governador Rodrigo Rollemberg prestigiou a solenidade de troca da Bandeira Nacional

O governador Rodrigo Rollemberg prestigiou a solenidade de troca da Bandeira Nacional. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Organizada uma vez por mês, sempre no primeiro domingo, a solenidade é feita em rodízio entre o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e o governo local. A próxima participação da PMDF e dos Bombeiros está prevista para 5 de novembro.

Antes do hasteamento, o capitão da PMDF Paulo Henrique Ferreira Alves pediu permissão ao governador de Brasília para dar prosseguimento à cerimônia. A seguir, foram executados o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, acompanhados de desfile militar e salva de 21 tiros de canhão disparados pelo Exército.

Essa é a oitava vez que o governo local faz a troca. Com 286 metros quadrados, a Bandeira, ou Pavilhão Nacional, fica hasteada na Praça dos Três Poderes a 100 metros de altura.

Ela é presa por 24 hastes de metal que, segundo a Casa Militar, significam o diálogo e a convergência entre as unidades da Federação e os três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Edição: Vannildo Mendes