4/4/17 11:36
Atualizado em 4/4/17 às 12:18

Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste é lançada no DF

Em 2017, cerca de R$ 1,9 bilhão está destinado a apoio ao desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, lançou a Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Distrito Federal. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (4) na sede do Banco do Brasil, no Setor de Autarquias Norte.

O governador Rodrigo Rollemberg em cerimônia de lançamento da Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste no Distrito Federal
O governador Rodrigo Rollemberg em lançamento no DF da Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Para 2017, o fundo tem cerca de R$ 1,9 bilhão destinado a apoio ao desenvolvimento econômico e social no DF. São duas frentes: o FCO Rural e o FCO Empresarial, com linhas de custeio e investimento.

A programação da caravana engloba espaço para divulgação dos produtos do Banco do Brasil, palestras sobre empreendedorismo e inovação e balcão de negócios. No DF, o evento ainda passará por Planaltina, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga (veja programação abaixo).

“[A caravana do FCO] vem em um momento de retomada do desenvolvimento econômico. O R$ 1,9 bilhão é um montante com grande capacidade para alavancar a economia. Trata-se de crédito subsidiado, com juros baratos”, disse Rollemberg, que, como governador de Brasília, é membro do Conselho Deliberativo do FCO. “Convidamos empreendedores a buscar o Banco do Brasil”, completou.

O governador ainda ressaltou as parcerias com o Banco do Brasil em financiamentos para obras como as captações de água em Corumbá 4 e no Subsistema do Bananal – esta, com recursos do FCO.

Os outros a discursarem foram o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli. O primeiro afirmou que o momento é de reaquecimento da economia e que “os empreendedores são determinantes como atores centrais dessa reconstrução”.

Caffarelli ressaltou que, neste ano, a verba do FCO – cerca de R$ 10,3 bilhões – é três vezes maior que em 2016.

O que é o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste

Criado pela Lei Federal nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, o FCO é um agente de desenvolvimento da região Centro-Oeste mantido pelo Banco do Brasil.

Na linha do FCO Rural, há investimento e custeio para produção agrícola e pecuária e implementação, ampliação ou modernização de agroindústrias ou cooperativas.

Já no FCO Empresarial, pessoas jurídicas e microempreendedores individuais têm acesso às linhas para infraestrutura econômica e desenvolvimento industrial, do turismo regional e dos setores comercial e de serviços. É possível obter, por exemplo, financiamento para aquisição de insumos, matéria-prima e formação de estoques para vendas.

Roteiro da caravana do FCO no DF e no Entorno

4 de abril (terça-feira) – lançamento

5 de abril (quarta-feira) – Posse (GO)

6 de abril (quinta-feira) – Formosa (GO)

7 de abril (sexta-feira) – Cristalina (GO)

25 de abril (terça-feira) – Planaltina

26 de abril (quarta-feira) – Sobradinho

27 de abril (quinta-feira) – Samambaia

28 de abril (sexta-feira) – Taguatinga

Leia o pronunciamento do governador durante lançamento no DF da Caravana do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.

Edição: Marina Mercante

Galeria de Fotos