07/04/2017 às 10:22, atualizado em 07/04/2017 às 14:28

Cine Brasília recebe mostra de cinema francês infantil

Filmes serão exibidos aos sábados e domingos de abril. Com apoio de divulgação da Embaixada da França, a coletânea não tem custo para o governo local

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

O Cine Brasília recebe, a partir deste sábado (8), o Ciclo de Cinema Francês Infantil. As sessões acontecerão todos os sábados e domingos de abril, às 11 horas. Fazem parte da mostra quatro filmes de animação produzidos naquele país.

O Cine Brasília exibirá os filmes aos sábados e domingos de abril. Com apoio de divulgação da Embaixada da França, a mostra não tem custo para o governo local.

O Cine Brasília exibirá os filmes aos sábados e domingos de abril. Com apoio de divulgação da Embaixada da França, a mostra não tem custo para o governo local. Foto: Andre Borges/Agência Brasília – 24.1.2017

Para iniciar o projeto, uma vontade antiga, o programador Sérgio Moriconi, do Cine Brasília, conseguiu com a distribuidora carioca Bonfilm os direitos para exibir: Abril e o Mundo Extraordinário, Um Gato em Paris, Asterix e o Domínio dos Deuses e O Menino da Floresta. Todos inéditos no Brasil.

Moriconi explica que, embora fosse um anseio antigo colocar sessão para crianças no Cine Brasília, encontrou barreiras. “A primeira delas é que existe dificuldade em conseguir filmes infantis”, ressalta.

Os títulos americanos, segundo ele, vão sempre para os shoppings, e os filmes brasileiros têm curta distribuição. Além disso, os contratos com as empresas responsáveis costumam perder a validade depois de um ano.

Mesmo assim, a sala exibiu em 2016 duas animações brasileiras: As Aventuras do Avião Vermelho e O Menino e o Mundo, que ficou mais de um mês em cartaz quando estava concorrendo ao Oscar de melhor animação.

Segundo o programador, é bom começar essa política de ter filmes infantis com animações francesas, pois o país tem tradição de histórias com esse perfil, inclusive em quadrinhos. As obras são dubladas para que as crianças mais novas possam acompanhar.

Com apoio de divulgação da Embaixada da França, a mostra não tem custo para o governo de Brasília. Metade do valor da bilheteria será repassado para a distribuidora dos filmes.

Dentro do projeto de expandir a programação do cinema para as crianças, já está agendada, para o período de férias, uma exibição de animações da Rússia, que ficará em cartaz de 27 a 30 de julho.

Ciclo de Cinema Francês Infantil

De 8 a 30 de abril

Aos sábados e domingos

Às 11 horas

No Cine Brasília (106/107 Sul)

Preços: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada)

Crianças de menos de 5 anos não pagam entrada

 

Programação

8 e 9 de abril (sábado e domingo)

Abril e o Mundo Extraordinário

 

15 e 16 de abril (sábado e domingo)

Um Gato em Paris

 

22 e 23 de abril (sábado e domingo)

Asterix e o Domínio dos Deuses

 

29 e 30 de abril (sábado e domingo)

O Menino da Floresta

Edição: Vannildo Mendes