11/04/2017 às 15:17, atualizado em 12/04/2018 às 16:25

Canal do Rodeador começa a ser recuperado em caráter emergencial

Ramal é o mais importante para os irrigantes da Bacia do Alto Descoberto. Trecho de 30 metros recebe tubulação nesta terça-feira (11)

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Um trecho de 30 metros do canal do Rodeador, em Brazlândia, começou a ser recuperado nesta terça-feira (11). Ele é o principal braço de irrigação da área, responsável pelo abastecimento de cerca de cem propriedades rurais. A colocação de manilhas tem o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica, uma vez que reduz a perda de água por infiltração.

Um trecho de 30 metros do canal do Rodeador, em Brazlândia, começou a ser recuperado nesta terça-feira (11).

Um trecho de 30 metros do canal do Rodeador, em Brazlândia, começou a ser recuperado nesta terça-feira (11). Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O projeto foi elaborado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

A tubulação foi cedida pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), e o maquinário, pela pasta da Agricultura.

A intervenção ocorre em caráter emergencial, com base em um pedido da comunidade. Em mutirão de manutenção do canal, os agricultores perceberam que parte da água infiltrava na terra e não chegava até as propriedades.

“[A água] estava saindo a uns 60 metros abaixo do canal, em uma grota”, explica o assessor técnico da Emater Edvan Sousa Ribeiro.

Ação rápida para minimizar os impactos da perda hídrica

A obra tem de ser feita no dia em que o canal fica fechado, em virtude do racionamento. Não há custos adicionais para executá-la, uma vez que materiais e equipamentos foram obtidos por meio de parceria com os diversos órgãos do governo de Brasília. Outros três pontos serão revitalizados nessa condição. Eles somam 1 quilômetro de extensão.

[Olho texto=”A recuperação dos 32 quilômetros do canal do Rodeador está prevista no conjunto de ações para enfrentamento da crise hídrica na área rural, anunciado em janeiro deste ano” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A mão de obra fica por conta dos produtores. “Todo ano, mais ou menos nesta época, fazemos a limpeza do canal, capinamos e retiramos obstáculos que podem obstruir a passagem da água”, explica o presidente do Condomínio do Sistema de Irrigação Rodeador, Ricardo Kiyoshi Sassa.

Ao notar o problema, a associação acionou a secretaria. “Percebemos que tínhamos que agir rápido. Por isso, reunimos um pessoal para ajudar na colocação das manilhas”, conta o presidente.

A recuperação dos 32 quilômetros do canal do Rodeador está prevista no conjunto de ações para enfrentamento da crise hídrica na área rural, anunciado em janeiro deste ano. A obra é de grande porte e, por isso, depende de complementação de recursos pelo governo federal. Quando concluída, a revitalização deve aumentar em 100 litros por segundo a vazão que chega ao Reservatório do Descoberto.

Desde fevereiro, o governo tem feito a recuperação de canais de irrigação na região da Bacia do Alto Descoberto.  A ação começou pelo Córrego Guariroba, um dos afluentes do Ribeirão Rodeador. Em seguida, nova frente de trabalho foi aberta no canal do Córrego Cristal, também em Brazlândia.

Edição: Paula Oliveira