11/04/2017 às 12:25, atualizado em 17/08/2017 às 11:40

Codhab atualiza cadastro de mais de 23 mil habilitados em uma semana

Procedimento para inscritos em programa habitacional do DF pode ser feito por meio de aplicativo para dispositivos móveis. Objetivo é garantir transparência e combater erros cadastrais. Prazo se encerra em 3 de julho

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

O prazo para quem iniciou o processo até 31 de julho foi prorrogado para 31 de agosto. Veja a matéria Pendências na atualização cadastral da Codhab podem ser resolvidas até 31 de agosto.

Desde o início da atualização cadastral lançada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) em 3 de abril, 23.404 habilitados à casa própria renovaram o cadastro por meio do aplicativo para dispositivos móveis da empresa pública. O procedimento integra o eixo Morar Bem, do programa Habita Brasília.

Com a campanha, em uma semana, a quantidade de cidadãos que procuraram o serviço mais que dobrou. De janeiro a março, a Codhab recebeu 10.910 pessoas nos postos de atendimento presencial.

[Numeralha titulo_grande=”23.404 ” texto=”Pessoas fizeram a atualização de dados pelo aplicativo da Codhab em uma semana” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com o intuito de garantir maior transparência e evitar inconsistências no processo, foi assinado um novo termo de compromisso de ajustamento de conduta entre a Codhab e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Entre as ações que esse termo propõe estão: criar uma lista única de candidatos individuais e por entidade; estabelecer que a recusa a um imóvel só poderá ser feita duas vezes; e manter em uma relação independente idosos e pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social. Houve também alteração das faixas de renda do cadastro de acordo com o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o diretor imobiliário da Codhab, Jorge Gutierrez, a ideia é “estreitar o relacionamento com os participantes dos programas habitacionais”. Ele ressalta que, para isso, o aplicativo ficou mais simples de ser usado. “Em vez de se deslocar, a pessoa passa a estar diretamente conectada com a companhia.”

Erros no cadastro de habilitados

De acordo com Gutierrez, algumas pessoas ocultam informações como casamentos, renda e óbitos. Esse processo evita que o número de inconsistências cresça — há, hoje, mais de 11 mil cadastros com erros.

Ao entrar no sistema, o candidato terá de checar os dados já informados e confirmá-los, caso nada tenha mudado. Se houver alguma alteração a ser feita, basta incluí-la, como documentos, que agora podem ser anexados.

[Olho texto=”Mesmo quem não teve alteração no perfil ou mudou as informações há pouco tempo deve fazer o procedimento” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A partir de 2 de maio, quem não conseguir fazer a atualização pelo aplicativo poderá utilizar o site ou ir até um dos postos de atendimento do Na Hora para tirar dúvidas.

São 142 mil integrantes da lista de habilitados à casa própria que deverão atualizar os dados até 3 de julho.

Quem não fizer a atualização será excluído da lista. Mesmo quem não teve alteração no perfil ou mudou as informações há pouco tempo deve fazer o procedimento.

Há também um posto com atendimento para pessoas com deficiência física no Plano Piloto, na 112 Sul.

Edição: Paula Oliveira