19/04/2017 às 18:33, atualizado em 20/04/2017 às 09:24

Torre de TV recebe estrutura para a festa de aniversário de Brasília

Palco em um dos principais pontos turísticos da capital terá shows neste fim de semana. Saiba quais serão as alterações no trânsito e os horários do transporte público

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

A estrutura para a festa dos 57 anos de Brasília na Torre de TV está quase pronta. Um dos principais pontos turísticos da capital do País, o local recebe palco, alambrados, banheiros químicos, gerador e tenda para atrações gratuitas em 21, 22 e 23 de abril.

O trânsito terá alterações para facilitar o acesso do público. Nos três dias de evento, quatro faixas do Eixo Monumental (duas de cada lado) estarão interditadas desde as 16 horas. Tanto na sexta (21) quanto no sábado (22), o fechamento será até as 3 horas do dia seguinte. No domingo, vai até as 22 horas.

A interdição será da Funarte até a Praça das Fontes, e, portanto, não será possível acessar a W3 pelo Eixo Monumental.

Mapa da estrutura para shows do aniversário de Brasília em 2017

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) contará com o efetivo diário de 25 agentes, além de oito viaturas, dois guinchos, uma empilhadeira e uma aeronave.

Forças de segurança e transporte público

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social vai reforçar a segurança com servidores do Corpo de Bombeiros e das Polícia Militar e Civil. Segundo a pasta, o público previsto é de 20 mil pessoas por dia.

[Numeralha titulo_grande=”(61) 99212-7776″ texto=”Telefone do SOS Criança, para localização de crianças e adolescentes” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para quem pretende chegar à festa por meio de transporte público, as empresas operadoras de ônibus estão autorizadas a aumentar a quantidade de veículos, conforme a demanda, nas linhas de ligação entre a Rodoviária do Plano Piloto e as regiões administrativas.

Na sexta (21) e no domingo (23), o serviço atenderá até a 1 hora do dia seguinte e, no sábado, até as 2 horas do dia seguinte.

O metrô funcionará das 7 às 23 horas no dia do aniversário, 21 de abril. No fim de semana, o funcionamento será normal — das 6 horas às 23h30 no sábado e das 7 às 19 horas no domingo.

Distribuição de água, serviço de limpeza e fiscalização

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) oferecerá cerca de 1,5 mil litros de água, distribuídos em três unidades móveis.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atuará antes, durante e depois dos eventos. A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) fiscalizará o trabalho dos ambulantes.

Localização de crianças e adolescentes

 Pelo aplicativo WhatsApp, o SOS Criança servirá para alertar as autoridades sobre ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes. O telefone é (61) 99212-7776.

Na mensagem, a pessoa que encontrar uma criança perdida deve dizer o lugar onde a encontrou, tirar uma foto dela e informar com qual agente público a deixou — que poderá ser policial militar, bombeiro ou profissional do Detran.

Edição: Marina Mercante