27/04/2017 às 17:40, atualizado em 28/04/2017 às 10:57

Metrô-DF comemora Dia Internacional da Dança em estações e trens

Culturas japonesa e hebraica e balé clássico fazem parte da programação, que começou nesta quinta (27) e termina no sábado (29)

Por Larissa Sarmento, da Agência Brasília

Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) promove apresentações em terminais e dentro de trens. A iniciativa começou nesta quinta-feira (27) e se encerra no sábado (29), às 13 horas, na Estação Praça do Relógio, em Taguatinga.

Corpo de Baile do Estúdio Passos da Dança apresentou Cisne Negro aos passageiros na Estação Galeria, no Plano Piloto.

Corpo de Baile do Estúdio Passos da Dança apresentou a performance Cisne Negro a passageiros que iam da Estação Terminal Ceilândia à Estação Galeria, no Plano Piloto. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Esta é a segunda vez que o Metrô-DF celebra a data — a primeira foi em 2016. Neste ano, a programação traz números de danças folclóricas japonesa e hebraica, balé clássico, contemporâneo e jazz.

Hoje de manhã, a Estação Galeria, no Plano Piloto, recebeu o grupo japonês de bailarinas Odori, que existe desde 1994. A proposta é conservar e divulgar a cultura do Japão.

Dentro dos trens, o Corpo de Baile do Estúdio Passos da Dança levou a performance Cisne Negro para quem se deslocava da Estação Terminal Ceilândia à Estação Galeria.

A celebração do Dia Internacional da Dança integra o eixo sociocultural do Metrô Solidário, programa que proporciona atividades de cultura, cidadania, saúde e educação.

Segundo a coordenadora do projeto, Lívia Vasco, quando assistem a esse tipo de apresentação, os passageiros sempre elogiam e deixam comentários nas redes sociais da companhia. “O usuário valoriza a cultura e acaba pedindo mais; alguns até perguntam como fazer para participar.”

Os artistas que quiserem mostrar seus trabalhos nas estações ou nos trens devem preencher um formulário no site do Metrô-DF, enviar para o e-mail ccs.metrodf@gmail.com e aguardar a análise. Todas as atrações de hoje e de sábado são em caráter voluntário.

Comemoração do Dia Internacional da Dança no Metrô-DF

Estação Praça do Relógio, Taguatinga

29 de abril (sábado)

Às 13 horas

Apresentações de balé clássico, dança contemporânea e jazz, com dançarinos do Estúdio Passos da Dança e da Companhia Rodrigo Cruz

Edição: Raquel Flores