30/04/2017 às 15:28, atualizado em 30/04/2017 às 15:32

Reforma no Centro de Dança está 70% executada

Espaço foi desativado em 2013 e deve voltar a funcionar até o fim deste semestre

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Avançam as obras do Centro de Dança do Distrito Federal, no Setor Cultural Norte. Iniciada em dezembro de 2015, a reforma está 70% executada, e a previsão é que o espaço seja entregue no fim do primeiro semestre deste ano. O local foi fundado em 1993 e desativado em 2013.

As salas ainda recebem acabamentos gerais, como pintura, instalação de vidros e barras de dança e paisagismo interno

Piso próprio para a prática foi instalado nas salas do Centro de Dança, que ainda recebe acabamentos gerais. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Segundo a Secretaria de Cultura, as adequações de acessibilidade estão prontas. Outras melhorias já feitas são:

  • Reinstalação do piso com materiais próprios para a prática da dança
  • Construção e reforma de banheiros
  • Renovação dos sistemas elétrico e hidráulico
  • Finalização dos forros de gesso nas salas onde ficarão os bailarinos

Um espaço administrativo foi construído no prédio, além de uma lanchonete e uma área para exposições na recepção. As salas ainda recebem acabamentos gerais, como pintura, instalação de vidros e barras de dança e paisagismo interno.

O elevador e os quadros de energia estão em processo de instalação. Equipamentos de luz e de som serão colocados na etapa final da obra, prevista para julho de 2017.

O projeto custará R$ 3.082.984,11, provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Assim que abrir as portas novamente, o local terá a ocupação compartilhada com o setor interessado. Desde 2015, a Secretaria de Cultura tem um diálogo permanente com a comunidade da dança para alinhar as expectativas em relação ao centro.

Produtores, críticos e bailarinos profissionais e amadores participaram de encontros com o governo para opinar sobre a gestão.

Em novembro de 2016, foram definidos grupos de trabalho formados por membros da sociedade para discutir as ações em eixos temáticos: multiplicação do conhecimento; pesquisa e criação; produção, promoção e intercâmbio; gestão e sustentabilidade.

Reformas em outros equipamentos públicos do DF

Além do Centro de Dança, outros equipamentos culturais são reparados pelo governo. Em 20 de abril, a Secretaria de Cultura e o Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) assinaram acordo de cooperação para readequação do projeto de reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro. A previsão é que as obras comecem até o fim de 2017.

A revitalização será acompanhada da entrega, em partes, dos espaços internos. Em agosto, haverá a reabertura do foyer da Sala Villa-Lobos, com exposição para homenagear os 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outro equipamento que passará por reforma é o Museu de Arte de Brasília, fechado há dez anos. Em 23 de maio, será aberta a licitação para a obra, estimada em R$ 8.869.325,08 — recursos da Terracap.

Entre as principais mudanças estão a adequação do edifício às normas de acessibilidade, a colocação de placas fotovoltaicas na cobertura para geração de energia e a total climatização dos locais de exposição do acervo formado por obras de arte moderna e de arte contemporânea de 1950 a 2001. Estão previstos ainda a retirada das grades e o plantio de espécies vegetais típicas do Cerrado.

Edição: Marina Mercante