02/05/2017 às 17:20

Agente CEB leva palestras sobre uso racional de energia elétrica a Santa Maria

Projeto da Companhia Energética de Brasília estará nesta quarta (3) na administração regional e, na sexta (5), no Salão Comunitário Nova Cidadania

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O projeto Agente CEB chega a Santa Maria nesta quarta-feira (3). A região administrativa é a oitava a receber a iniciativa da Companhia Energética de Brasília (CEB) de levar informações sobre o uso racional de energia elétrica e ações de prevenção contra acidentes.

Amanhã, a Administração Regional de Santa Maria (Quadra Central 1) recebe o evento e, na sexta-feira, é a vez do Salão Comunitário Nova Cidadania (QR 207, Área Especial). Em ambos os casos, haverá palestras informativas para auxiliar e orientar os moradores.

Segundo a CEB, quem apresentar conta de energia elétrica em dia e levar lâmpadas fluorescentes e incandescentes vai ganhar lâmpadas LED — que consomem menos — para substituir as antigas. São até sete por pessoa.

Números do Agente CEB

O Agente CEB começou em dezembro de 2016, em Ceilândia, e já passou pela Fercal, pelo Núcleo Bandeirante, pelo Paranoá e por Samambaia, Sobradinho e Sobradinho II.

O programa prevê a substituição de 7 mil refrigeradores, 80 mil lâmpadas e a doação de 2 mil aquecedores solares no Distrito Federal. Todos os equipamentos oferecidos pela CEB contam com o Selo Procel de Economia de Energia.

Veja como está o andamento do projeto:

Trocas previstas Executadas
Aquecedores 2.000 538
Lâmpadas 80.000 25.847
Refrigeradores 7.000 3.074

Executam os serviços as empresas WBS Energia-Eirele-EPP, fornecedora e instaladora dos aquecedores solares, e Publikimagem Projetos e Marketing Ltda., responsável pelo cadastro dos clientes, pelas palestras e pela entrega das lâmpadas e geladeiras.

Como participar do Agente CEB

Para serem contempladas com os equipamentos, as famílias devem ser consumidoras da CEB e morar em áreas carentes do DF. Um agente de campo vai às casas para avaliar a eficiência dos materiais e verificar se há lâmpadas incandescentes ou fluorescentes. A companhia passará em 30 mil residências. Até o momento, já foram visitadas 14.376.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Se verificada a necessidade de trocas, é agendada a visita de um eletrotécnico. Ele valida a indicação e anexa um selo para substituição. As geladeiras e as lâmpadas recolhidas serão enviadas para uma empresa de reciclagem.

No caso da doação dos aquecedores solares, a ideia é diminuir a conta de luz em relação ao chuveiro elétrico, grande consumidor de energia.

Para receber o benefício, os agentes avaliam se as moradias têm laje, que é a estrutura adequada para receber o equipamento, ou espaço físico suficiente para receber a placa de captação da luz solar e o reservatório térmico para armazenar a água aquecida.

Os investimentos para a aquisição desses aparelhos e dos aquecedores solares, além dos serviços, somam R$ 16.630.992,79.

 

Palestras do Agente CEB em Santa Maria

3 de maio (quarta-feira)
Às 14 horas
Administração regional — Quadra Central 1, Conjunto H, Lote 1

 

5 de maio (sexta-feira)
Às 14 horas
Salão Comunitário Nova Cidadania — QR 207, Área Especial

Edição: Raquel Flores