02/05/2017 às 10:47, atualizado em 02/05/2017 às 19:32

Secretaria de Saúde vai nomear 723 aprovados em concurso

Eles vão entrar em vagas abertas por aposentadorias, conforme anunciado nesta terça (2) pelo governador Rollemberg. Número inclui médicos, técnicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, entre outros

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

Diferentemente do informado anteriormente pela Secretaria de Saúde, 50 médicos vão atuar na Estratégia Saúde da Família, e não 53.

A Secretaria de Saúde está autorizada a nomear 723 profissionais aprovados em concurso público. Eles vão ocupar vagas abertas por aposentadorias e possibilitarão a reabertura de 65 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

O Estratégia Saúde da Família, projeto de conversão da atuação primária, também será reforçado. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2) pelo governador Rollemberg, no Palácio do Buriti

O Estratégia Saúde da Família, projeto de conversão da atuação primária, também será reforçado. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2) pelo governador Rollemberg, no Palácio do Buriti. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O Estratégia Saúde da Família, modelo de atuação primária, também será reforçado. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti.

Em entrevista coletiva, ele disse que a Saúde foi a pasta que mais recebeu novos profissionais nesta gestão. “Com essas nomeações, que devem estar no Diário Oficial do DF até sexta-feira (5), são 4.920 neste governo, mesmo com as dificuldades financeiras. Como nem todos tomam posse, são cerca de 4 mil contratados em definitivo.”

Quais serão os novos profissionais da Secretaria de Saúde

As nomeações incluem 468 técnicos – 220 de enfermagem, 148 em higiene dental, 85 administrativos, oito em radiologia e sete em laboratório (patologia clínica) – e 103 médicos, dos quais 50 vão atuar no Saúde da Família.

[Olho texto=”O inciso IV do artigo 22 da LRF põe como exceção o provimento de vagas nas áreas de educação, saúde e segurança em casos de morte ou de aposentadoria” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O restante é composto por 36 enfermeiros, 30 auxiliares de operações de serviços diversos em farmácia e anatomia patológica e 20 cirurgiões-dentistas. Os outros 66 profissionais se dividem em assistentes sociais, biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

Contratações de acordo com a lei

Apesar de estar impedido de fazer novas contratações por estar acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo de Brasília atuou de acordo com a legislação para contratar esses profissionais.

O inciso IV do artigo 22 da LRF põe como exceção o provimento de vagas nas áreas de educação, saúde e segurança em casos de morte ou de aposentadoria.

A medida acarreta aumento de gastos. “O impacto para 2017 é de R$ 32 milhões e para 2018, de R$ 69 milhões. Isso demonstra a prioridade que o governo tem dado para a área”, avaliou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

Solidariedade às famílias das vítimas do acidente na L4

No início da entrevista, Rollemberg manifestou solidariedade do governo de Brasília às vítimas do acidente de trânsito na L4 no domingo (30).

Segundo o governador, foi determinado ao Departamento de Trânsito (Detran-DF) que intensifique a fiscalização, especialmente em fins de semana. “É uma responsabilidade de todos. Brasília é uma cidade que se tornou símbolo do respeito à faixa de pedestre e não podemos, de forma alguma, perder essa condição.”

Ele ainda ressaltou que houve diminuição de 44 para 14 mortes em acidentes de trânsito na comparação de abril de 2016 com abril de 2017.

Novas contratações na Secretaria de Saúde
Tipo de profissional Quantidade
Auxiliares de operações de serviços diversos 30
Auxiliares de operações de serviços diversos – farmácia 22
Auxiliares de operações de serviços diversos – anatomia patológica 8
Técnicos 468
Em higiene dental 148
De enfermagem 220
Administrativo 85
Em radiologia 8
De laboratório – patologia clínica 7
Médicos 103
Anatomia patológica 1
Clínica médica 6
Endocrinologia 3
Infectologia 5
Ginecologia e obstetrícia 10
Mastologia 2
Nefrologia 3
Neurologia 4
Neurologia pediátrica 2
Oftalmologia 3
Ortopedia 5
Psiquiatria 5
Radiologia 4
Saúde da Família 50
Outros profissionais 122
Assistente Social 3
Biomédico 7
Cirurgião-dentista 20
Enfermeiro do trabalho 6
Enfermeiro 30
Farmacêutico-bioquímico (laboratório) 8
Fisioterapeuta 18
Nutricionista 3
Psicólogo 27

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante o anúncio da autorização para nomear servidores da Saúde.

Edição: Marina Mercante